Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA GERAL A

CÓDIGO: 40-749

PRÉ-REQUISITO: 20-401

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)                                    

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Introdução à farmacologia, conceitos básicos, farmacocinética e farmacodinâmica, reações adversas e interações medicamentosas. Fármacos para tratamento da dor, inflamação e infecções.

 

2 OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento sobre os princípios básicos da farmacologia, e classes farmacológicas relacionadas ao tratamento de processos inflamatórios, infecciosos e tratamento da dor.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Proporcionar ao aluno noções de farmacocinética e farmacodinâmica.

- Relacionar os conhecimentos sobre as classes farmacológicas estudadas com vias de administração, formas farmacêuticas e particularidades de acordo com diferentes pacientes;

- Reconhecer Interações Farmacológicas e Reações Adversas dos fármacos pertencentes as classes estudadas durante a disciplina.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Princípios gerais da farmacologia
  2. Farmacocinética e Farmacodinâmica
  3. Vias de administração
  4. Formas farmacêuticas
  5. Interações farmacológicas
  6. Reações adversas a medicamentos
  7. Fármacos Analgésicos periféricos
  8. Fármacos Analgésicos opioides
  9. Fármacos Anti-inflamatórios não esteroidais I
  10. Fármacos Anti-inflamatórios não esteroidais II
  11. Fármacos Anti-inflamatórios esteroidais
  12. Princípios gerais do uso correto dos antimicrobianos
  13. Fármacos Antibacterianos I
  14. Fármacos Antibacterianos II
  15. Fármacos Antifúngicos e antivirais

 

5 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas por meio de metodologia participativa, com a utilização de técnicas didáticas (slides em Power Point), seminários e revisão bibliográfica.

 

6 AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem dos alunos será diagnóstica e cognitiva. Ocorrerá por meio da participação efetiva nas aulas, nas discussões, nas atividades práticas, na realização e entrega dos trabalhos em grupo e individuais e em apresentações orais.

O processo de avaliação seguirá o estipulado no Regimento Geral da Universidade no que diz respeito a notas e frequência, contando com, no mínimo, duas avaliações para a composição da média semestral da disciplina.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

RANG, H. P.; DALE, M. Maureen; RITTER, J. M. Farmacologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

YAGIELA JOHN A., Enid A. Neidle e Dowd, Frank J. Farmacologia e Terapêutica para Dentistas. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 6. ed. 2011

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, Elvino. Antimicrobianos. 4 ed.  São Paulo: Artmed, 2007.

CRAIG, Charles R.; STITZEL, Robert E. Farmacologia moderna com aplicações clínicas. 6. ed. Guanabara Koogan, 2005.

DELUCIA, Roberto (Coord.). Farmacologia integrada. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.

GOLAN, David E., TASHJIAN, Armen H. Jr., ARMSTRONG, Ehrin J., ARMSTRONG, April W. Princípios de Farmacologia. A Base Fisiopatológica da Farmacologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014

DECHY, H.; LAGIER, G. Elementos Básicos em Farmacologia Odontológica. 2. ed. São Paulo: Andrei, 2007.