Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA II

Código:  40-714

Carga Horária:  30 (Teórica: 30)

Número de Créditos: 2

 

 

EMENTA

Apresentação do trabalho de conclusão de curso de fisioterapia a uma banca examinadora.

 

 

OBJETIVOS GERAIS

  • Propiciar a elaboração final do trabalho de conclusão de curso
  • Elaborar a apresentação dos resultados, a discussão e a conclusão
  • Oportunizar, aos acadêmicos, a defesa do trabalho de conclusão de curso frente aos colegas
  • Oportunizar, aos acadêmicos, a defesa do trabalho de conclusão de curso frente à comissão examinadora

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Elaboração e apresentação dos resultados do trabalho de conclusão de curso (TCC)

Elaboração da discussão do TCC

Elaboração da conclusão do TCC

Apresentação gráfica final do TCC

Elaboração, construção e apresentação oral do trabalho de conclusão de curso

Elaboração e construção do artigo científico

Apresentação do TCC para os colegas e para a banca examinadora

 

 

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada mediante aulas teóricas, expositivas e dialogadas, utilizando-se recursos multimídia. Durante as aulas, serão oportunizados encontros individualizados e/ou em grupo, conforme a necessidade identificada. Será oportunizada a apresentação dos resultados parciais do TCC, em sala de aula, aos colegas, de modo a permitir a apropriação de uma sequência lógica e contextualizada do estudo realizado. De modo semelhante, a disciplina prevê a apresentação dos resultados finais do trabalho de graduação à banca examinadora e entrega de artigo científico, elaborado conforme normas da revista científica escolhida para a publicação do mesmo.

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorre mediante a apresentação oral e escrita do TCC, bem como mediante as condições de arguição do aluno, à banca examinadora, constituída por três docentes. Os critérios avaliativos são previamente estabelecidos e envolvem: Apresentação do TCC (postura, elaboração dos slides, objetividade e clareza, seqüência do desenvolvimento, adequação ao tempo, domínio sobre o assunto); conteúdo do TCC (título, resumo, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, conclusão, apresentação gráfica e normas da ABNT); o orientador avalia a assiduidade e pontualidade dos encontros, disposição e interesse para aprender, cumprimento das atividades propostas, capacidade para apresentar sugestões e iniciativa do orientando.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação: projeto de pesquisa - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

FERRARI, R. F. et al. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI. Frederico Westphalen, RS: URI – Frederico Westph, 2017.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 331 p.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FRANCO, Jeferson José Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011. xxxviii, 166 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec, 2000, 2007.

ROTHER, E.T.; BRAGA, M.E.R. Como elaborar sua tese: estrutura e referências. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo, 2005.

SPECTOR, N. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

STORTI, Adriana Troczinski; ZANIN, Elisabete Maria; CONFORTIN, Helena;

AGRANIONIH, Neila Tonin; ZAKRZEVSKI, Sônia Balvedi. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. Erechim: EdiFAPES, 2005, 2006, 2013.