Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA I

Código:  40-713

Carga Horária:  30 (Teórica: 30)

Número de Créditos: 2

 

 

EMENTA

Elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso de fisioterapia, tendo como base os conhecimentos adquiridos durante a formação e complementados com a investigação decorrente de seu processo de elaboração.

 

 

OBJETIVOS GERAIS

Propiciar a elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso de fisioterapia.

Socializar o projeto através da apresentação aos acadêmicos.

Qualificar o projeto através da apresentação a uma banca examinadora.

Oportunizar trocas de experiências e conhecimentos adquiridos durante o curso e estágios, promovendo discussões e reflexões sobre o tema do projeto apresentado.

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Elaboração e construção do projeto de pesquisa

Introdução: problema, hipótese, justificativa, objetivos

Referencial Teórico: citações e normas da ABNT

Materiais e Métodos: caracterização geral do estudo, população e amostra, procedimentos de coleta de dados, análise dos dados, considerações éticas

Cronograma

Orçamento

Referências

Anexos e Apêndices

Apresentação gráfica

Pesquisa científica na internet

Ética em Pesquisa (Orientações e informações sobre a Plataforma Brasil e sobre Plágio)

Elaboração do Currículo Lattes

Dicas de apresentação do projeto

Qualificação do projeto

 

 

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada mediante aulas teóricas, expositivas e dialogadas, seminários e debates, com auxílio de recursos audiovisuais e no Laboratório de Informática. As atividades terão como objetivos proporcionar aos alunos a construção individual e conjunta do projeto de pesquisa, através do conhecimento adquirido no decorrer do curso e pela análise critica das leituras realizadas. Para tal, serão oportunizados momentos de reflexão e questionamentos na sala de aula, ainda, serão indicados sites de busca de artigos científicos para elaborar senso crítico e científico na construção do trabalho de conclusão de curso. Também, será desenvolvido dinâmicas que propiciem o desenvolvimento da criatividade e aprendizado para as apresentações orais.  

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será mediante a elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso realizado de forma individual, apresentação do projeto (qualificação à banca examinadora), e pela participação/envolvimento nas aulas.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação: projeto de pesquisa - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

FERRARI, R. F. et al. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI. Frederico Westphalen, RS: URI – Frederico Westph, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996, 2002, 2007, 2010.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1990, 2004.

LEOPARDI, Maria Tereza. Metodologia da pesquisa na saúde. 2. ed. Florianópolis: BIOTEMAS, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec, 2000, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996, 2001, 2002.

STORTI, Adriana Troczinski; ZANIN, Elisabete Maria; CONFORTIN, Helena; AGRANIONIH, Neila Tonin; ZAKRZEVSKI, Sônia Balvedi. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. Erechim: EdiFAPES, 2005, 2006, 2013.