Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Reabilitação Vestibular

Código: 40-580

Carga Horária: 45 (Teórica: 45   Prática: 0)

Número de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Anatomia e fisiologia do sistema vestibular. Avaliação óculo motora. Avaliação do equilíbrio corporal. Testes de balance. Testes vestibulares. Vectoeletronistagmografia. Vertigem periférica. Tontura central. Vertigem posicional paroxística benigna. Doença de Meniére. Migrânea. Síndrome vestibular periférica deficitária. Síndrome vestibular periférica irritativa. Tratamento fisioterapêutico através de manobras específicas.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno conhecimento científico na área de Reabilitação Vestibular.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Anatomia do sistema vestibular.

Fisiologia do sistema vestibular

Avaliação óculo motora

Avaliação do equilíbrio

Testes de posicionamento VPB (Vertigem posicional paroxística benigna)

Avaliação do equilíbrio

Escalas de equilíbrio

Testes vestibulares

Avaliação da marcha labiríntica

Labirintopatias: VPPB, Doença de Meniére, Migrânea, Oscilopsia

Manobras de reposicionamento

Tratamento de vertigem crônica

Apresentação de casos clínicos

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teórico-práticas expositivas dialogadas e através de diferentes técnicas didáticas de metodologias ativas (debate público, aprendizagem entre pares, aprendizagem baseada em problemas, quiz, entre outros). Será utilizado diferentes recursos multimídia e laboratórios da instituição. As aulas teóricas serão realizadas na URI e na Clínica Escola de Fisioterapia. A disciplina utiliza-se de provas teóricas, apresentação de seminários, estudos dirigidos, aprendizagem baseado em problemas, apresentação de artigos científicos e ações educacionais em saúde.

A participação nos projetos de pesquisa e extensão ficarão a critério do aluno participar ou não.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual mediante provas teóricas e apresentação de trabalhos entre outras atividades acadêmicas. Toda a construção do conhecimento desenvolvido em sala de aula bem como a apresentação de trabalhos e outras atividades farão parte da avaliação individual e em grupo dos acadêmicos.

A participação dos alunos em sala de aula durante as discussões será avaliada, podendo contribuir na nota final do aluno.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GONÇALVES, José Eduardo. Vertigem. Rio de Janeiro: Record, 2003.

HERDMAN, Susan J; GIANNINI, Maria de Lourdes (Trad.). Reabilitação vestibular. 2. ed. Rio de Janeiro: Manole, 2002.  

VELAYOS, José Luis; SANTANA, Humberto Díaz; GROSSMANN, Eduardo (Trad.). Anatomia da cabeça e pescoço. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Atheneu, 2002.

FREITAS, Valdemar de. Anatomia: conceitos e fundamentos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000, 2006, 2009.

OLIVEIRA, Jarbas Rodrigues de; WÄCHTER, Paulo Harald; AZAMBUJA, Alan Arrieira. Biofísica para ciências biomédicas. Porto Alegre: Edipucrs, 2008.

TIERNEY JUNIOR, Lawrence M (Edit.). Diagnóstico e tratamento 2001: um livro médico. São Paulo: Atheneu, 2001.

 

 

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