Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Equoterapia

Código: 40-386

Carga Horária: 45h (Teórica: 30  Prática: 15)

Número de Créditos: 03

 

1 EMENTA

A utilização do cavalo como instrumento terapêutico. A atividade equestre com finalidade de reabilitação e reeducação neuropsicomotora.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar entendimento e aprendizagem dos conceitos teóricos e práticos da equoterapia, utilizados na promoção da função físico funcional, da qualidade de vida e (re)inserção social dos praticantes.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Histórico e princípios terapêuticos da atividade equestre

O cavalo e suas particularidades como instrumento terapêutico

A equipe interdisciplinar

Ambiente e estrutura para a prática da Equoterapia

O movimento tridimensional

Escolha do cavalo

Indicações e contraindicações da Equoterapia

Efeitos da Equoterapia sobre tônus, postura e equilíbrio

A sessão de Equoterapia

Materiais e métodos

Inclusão social do praticante

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida de forma teórico-prática, com aulas expositivas, utilizando-se recursos audiovisuais e materiais apropriados, discussões de artigos em literatura estrangeira, seminários, construção e resolução de problemas relacionados aos conteúdos, nas salas de aula e no centro de equoterapia. Além disso, práticas com pacientes que estimulem a atuação crítica e construtiva dos conhecimentos relacionados ao exercício equestre.

 

5 AVALIAÇÃO

O acadêmico deverá demonstrar habilidades teórico-práticas no domínio dos conceitos da disciplina, capacidade de propor e organizar ações voltadas à melhora da saúde e da qualidade de vida, capacidade de utilizar linguagem adequada ao tema e ao momento, bem como um comportamento crítico ante a realidade e seu papel como profissional da saúde.

Para a avaliação dos alunos, serão utilizados seminários em literatura estrangeira, além de avaliação durante as atividades práticas no centro de equoterapia. 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MEDEIROS, M.; DIAS, E. Equoterapia: Noções Elementares e Aspectos neurocientíficos. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.

SEVERO, José Torquato (Org.). Equoterapia. São Paulo: Senac, 2010.

WALTER, Gabriele Brigitte. Equoterapia – Fundamentos científicos. São Paulo: Atheneu, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COHEN, Helen (Ed.). Neurociência para fisioterapeutas: incluindo correlações clínicas. 2. ed. São Paulo: Manole, 2001.

LERMONTOV, Tatiana. A psicomotricidade na equoterapia. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2004.

MALUF, Eveli. Prática em Equoterapia – uma abordagem fisioterápica. São Paulo: Atheneu.

MEDEIROS, M.; DIAS, E. A criança com disfunção neuromotora: A equoterapia e o bobath na prática clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.

MEDEIROS, M.; DIAS, E. Equoterapia: Bases e Fundamentos. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.