Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Intervenção Precoce

Código: 40-385

Carga Horária: 45h (Teórica: 30  Prática: 15)

Número de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Avaliação e reconhecimento dos desvios do desenvolvimento neuropsicomotor. Métodos, técnicas e planejamento de intervenção precoce.

 

2 OBJETIVOS

Oportunizar aos acadêmicos avaliação, planejamento, e a intervenção precoce no desenvolvimento neuropsicomotor.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Tópicos sobre o desenvolvimento psicomotor na criança de 0 a 3 anos

O desenvolvimento das funções sensoriais, de linguagem, psicoemocionais e manipulativas na criança de 0 a 3 anos

O bebe de alto risco e patologias associadas

Desvios inespecíficos do desenvolvimento

Detecção semiológica dos distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor

Testes padronizados para avaliação do desempenho e desenvolvimento infantil

Estratégias de Intervenção Precoce

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teórico-práticas expositivas dialogadas e através de diferentes técnicas didáticas de metodologias ativas (debate público, aprendizagem entre pares, aprendizagem baseada em problemas, quiz, entre outros). Será utilizado diferentes recursos multimídia e laboratórios da instituição. As aulas teóricas serão realizadas na URI e na Clínica Escola de Fisioterapia. A disciplina utiliza-se de provas teóricas, apresentação de seminários, estudos dirigidos, aprendizagem baseado em problemas, apresentação de artigos científicos e ações educacionais em saúde.

A participação nos projetos de pesquisa e extensão ficarão a critério do aluno participar ou não.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual mediante provas teóricas e apresentação de trabalhos entre outras atividades acadêmicas. Toda a construção do conhecimento desenvolvido em sala de aula bem como a apresentação de trabalhos e outras atividades farão parte da avaliação individual e em grupo dos acadêmicos.

A participação dos alunos em sala de aula durante as discussões será avaliada, podendo contribuir na nota final do aluno.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORIAT, Lydia F. Maturação psicomotora: no primeiro ano de vida da criança. São Paulo: Centaurus, 2001.

LEVITT, Sophie. O tratamento da paralisia cerebral e do retardo motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 2001.

RATLIFFE, Katherine T. Fisioterapia: clínica pediátrica: guia para a equipe de fisioterapeutas. São Paulo: Santos, 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FINNIE, Nancie A.; SILVA, Graça Figueiró da (Trad.). O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 3. ed. São Paulo: Manole, 2000.

LORENZINI, Marlene V. Brincando a brincadeira com a criança deficiente: novos rumos terapêuticos. São Paulo: Manole, 2002.

RODRIGUES, Maria de Fátima A.; MIRANDA, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa: entenda o que acontece no sistema nervoso da criança deficiente e como você pode atuar sobre ele. São Paulo: Atheneu, 2005.

SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. 2. ed. São Paulo: Memnon, Mackenzie, 2003.

SOUZA, Ângela Maria Costa de (Org.). A criança especial: temas médicos, educativos e sociais. São Paulo: Roca, 2003.

 

 

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