DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Introdução à Fisioterapia A Código: 40-364 Carga Horária: 30h (Teórica 30 Prática 0) Número de Créditos: 02
1 EMENTA História da Fisioterapia. Legislação. Habilidades e competências profissionais. Áreas de atuação do Fisioterapeuta. Órgãos e entidades de classe. Estrutura curricular do curso de Fisioterapia da URI.
2 OBJETIVOS Propiciar o acadêmico conhecimento acerca de sua futura profissão, abordando e discutindo assuntos pertinentes à formação, competências e atuação profissional.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Introdução ao Curso de Fisioterapia da URI: Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da URI; Conhecer a estrutura física do Curso. Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia Histórico da Fisioterapia: no RS, no Brasil e no mundo Código de Ética Profissional: Regulamentação da profissão, Decreto Lei 938/69 Conselhos Regional CREFITO 5 e Conselho Federal e COFFITO Experiência profissional Áreas de atuação profissional nos diferentes níveis de atenção à fisioterapia: estágio de observação
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teóricas expositivas dialogadas utilizando-se diferentes recursos multimídia. Prevê-se o incentivo à busca de artigos científicos com leitura e interpretação de um resumo em língua inglesa. Estão programadas visitas aos diferentes setores da URI, como a Clínica Escola de Fisioterapia, Biblioteca, Setor de Periódicos, Laboratórios de Informática, Diretório Central de Estudantes (DCE). Durante o semestre, estão previstas palestras com profissionais da fisioterapia, em diferentes especialidades profissionais. Ainda, está previsto o acompanhamento dos atendimentos fisioterapêuticos realizados pelos estagiários na Clínica Escola de Fisioterapia, com apresentação de relatório da visitação de forma expositiva aos colegas, ao final do semestre. 5 AVALIAÇÃO A avaliação do aluno ocorre de maneira individual através de prova teórica e, em dupla, através de entrega de relatórios. Em relação ao artigo científico, a avaliação terá como critérios: interpretação e domínio do conteúdo do resumo, sequência lógica de apresentação, clareza na explicação e criatividade na apresentação do material didático visual. A participação dos alunos em sala de aula durante as discussões será avaliada, podendo contribuir na nota final do aluno.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARRA, Luana Yehia De La. A visão saúde-doença do estudante de fisioterapia. Curitiba: Juruá, 2010. PINHEIRO, Gisele Braga. Introdução à fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. REBELATTO, José Rubens; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Fisioterapia no Brasil: fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999, 2004.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERTOLLI FILHO, Claudio. História da saúde pública no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ática, 2004, 2011. CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL (5. REGIÃO); SCHWINGEL, Glademir; MOREIRA, Leandro da Rocha; Perla Cristiane (Org.). A fisioterapia e suas vivências na saúde pública do Rio Grande do Sul: relatos de experiências no SUS. Porto Alegre: Pallotti, 2007. DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002. MOURA, Elcinete Wents de; SILVA, Priscilla do Amaral Campos e (Coord.) Fisioterapia: aspectos práticos e clínicos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2005. PAGLIARULO, Michael A. Fisioterapia. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.
Periódicos em Fisioterapia, entre eles: Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos - SP : Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação, 1996. Revista CREFITO-5: Conselho Regional de fisioterapia e terapia ocupacional da 5ª região. Porto Alegre - RS : CREFITO 5. Revista Fisioterapia Brasil: Physical Therapy Brazil. São Paulo - SP : Atlântica.
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