Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Fisioterapia em Acupuntura

Código: 40-223

Carga Horária: 45h (Teórica: 30  Prática: 15)

Número de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Bases filosóficas da medicina tradicional chinesa (Tao e In/Iang) substâncias fundamentais (Qi, Xue, Jin Ye), cinco elementos e oito critérios diagnósticos. Anatomia e fisiologia energética: meridianos e pontos, chacras. Fisiopatologia terapêutica: LER, distúrbios do aparelho locomotor, neurológico, respiratório, entre outros.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Oportunizar, aos acadêmicos, noções sobre a Medicina Tradicional Chinesa e suas modalidades terapêuticas, principalmente a acupuntura, como terapias complementares à promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Histórico da Medicina Tradicional Chinesa

- Teoria do Yin e Yang

- Teoria dos cinco elementos

- Conceito Qi, Jing, Shen, Xue

- Teoria do Zang-Fu

- Anatomia dos canais e colaterais (meridianos)

- Técnica de manipulação com as agulhas

- Moxabustão

- Ventosaterapia

- Auriculoterapia

- Educação ambiental – descarte de materiais

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida de forma teórico-prática, com aulas expositivas, demonstrativas, treinos de prática entre pares, utilizando-se recursos audiovisuais e materiais apropriados, discussões de artigos em literatura estrangeira, seminários, construção e resolução de problemas relacionados aos conteúdos, nas salas de aula e nos laboratórios de Fisioterapia.

 

5 AVALIAÇÃO

O acadêmico deverá demonstrar habilidades teórico-práticas no domínio dos conceitos da disciplina, capacidade de propor e organizar ações voltadas à melhora da saúde e da qualidade de vida, capacidade de utilizar linguagem adequada ao tema e ao momento, bem como um comportamento crítico ante a realidade e seu papel como profissional da saúde.

Para a avaliação dos alunos, serão utilizados seminários, além de avaliação durante as aulas práticas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MÄRZ, Ulrich, FOCKS, Claudia. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. São Paulo: Manole, 2008.

SCILIPOTI, Domenico. Terapia integrada: acupuntura, moxabustão, acupuntura Ryodoraku e multiterapia biológica (MB). São Paulo: Ícone, 2003.

YAMAMURA, Ysao; REIS, Rogério Silva dos (Ilust.). Acupuntura tradicional: a arte de inserir. 2. ed., rev. e ampl São Paulo: Roca, 2004.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALDRY, Peter E. Acupuntura, Pontos-gatilho e Dor Musculoesquelética. São Paulo: Roca, 2008.

GONGWANG, Liu; JIN PAI, Hong. Tratado Contemporâneo de Acupuntura e Moxibustão - Pontos e Meridianos. São Paulo: Editora Ceimec, 2005.

ROSSETO, Suzete Colo. Acupuntura Multidisciplinar. São Paulo: Editora Phorte, 2012.

SENNA, Vitor Silva; SILVA, Paula Raquel da.; BERTAN, Hamilton. Acupuntura Auricular. São Paulo: Editora Phorte, 2012.

XUEMEI, Li; JINGYI, Zhao. Acupuntura – padrões e prática. São Paulo: Roca, 2013.