Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Fisioterapia em Oncologia

Código: 40-219

Carga Horária: 60h (Teórica: 30  Prática: 30)

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Noções em oncologia: a doença, o tratamento radioterápico, quimioterápico e cirúrgico. Assistência fisioterápica especifica e cuidados especiais para reduzir as complicações. Relação fisioterapeuta-paciente terminal.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Promover o entendimento de conceitos relacionados à oncologia e os tipos de câncer, além de alterações pós-operatórias de cirurgias oncológicas.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Noções básicas em oncologia

  Principais afecções oncológicas clínicas e cirúrgicas

  Pré e pós-operatório de cirurgia oncológica

  Tratamento adjuvantes

  Avaliação fisioterapêutica em pacientes oncológicos

  Intervenção fisioterapêutica em pacientes oncológicos

  Cuidados paliativos

  Importância do tratamento e da equipe multidisciplinar em oncologia

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teóricas, expositivas dialogadas, utilizando-se de recursos multimídia para esta abordagem. Os alunos serão convidados a discutir e analisar conceitos e conteúdos, sempre visando à participação em aula para construção do seu aprendizado.

A disciplina utiliza-se de artigos e casos clínicos onde será realizada a leitura dos mesmos podendo relacionar a avaliação com o tratamento fisioterapêutico, em duplas e após a discussão em forma de mesa redonda para o grande grupo.

Os alunos terão aulas práticas (turma dividida em dois grupos) com avaliação e atendimentos a um paciente, em dupla, durante o semestre, onde após 10 atendimentos serão feitos rodízios dos pacientes e alunos para que os alunos tenham mais casos clínicos para discutir e intervir. A dupla deverá preencher a ficha de avaliação, após cada atendimento, realizar a evolução do que foi realizado na sessão, com o visto do professor e entregar um plano de tratamento que deve constar diagnóstico clínico e fisioterapêutico e tratamento proposto para este paciente, ao inicio e final de cada sessão  Os atendimentos serão realizados na clínica escola de Fisioterapia – URICEPP.

Será realizado trabalho avaliativo do caso clínico de um paciente que esteve em atendimento, onde a dupla irá apresentar ao grande grupo o diagnóstico clínico, fisioterapêutico, objetivos, e a intervenção fisioterapêutica realizada com este paciente durante 10 sessões, também deverá ser entregue o trabalho escrito em forma de artigo.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual através de duas provas teóricas, participação em aulas teóricas, mesa redonda, apresentação oral dos artigos, apresentação dos trabalhos, avaliando principalmente o domínio e interesse nas discussões.

Para a apresentação do caso clínico do paciente juntamente com o artigo, a avaliação terá como critérios principais: domínio da proposta apresentada pela dupla, qualidade da apresentação (de acordo com a opção escolhida pela dupla), linguagem e relação interpessoal (apresentador/público) e domínio de intervenção fisioterapêutica realizada.

Nas aulas práticas, será avaliado: conhecimentos específicos onde consta domínio teórico científico, realização de avaliações, métodos/técnicas, interpretações das instruções e criatividade. Habilidades como segurança, ritmo de trabalho, precisão nos procedimentos e condutas como pontualidade, assiduidade, responsabilidade, postura profissional, cuidados com os materiais, participação e higiene.

A participação nas discussões e tarefas propiciadas pelo professor contará pontos.