Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Ética Profissional

Código: 40-218

Carga Horária: 30h (Teórica: 30  Prática: 0)

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Leis e atos normativos da profissão do Fisioterapeuta. Competências dos Conselhos Regionais e Federal. Código de Ética. Decreto de Lei e Resoluções. Coeficiente Honorário do Fisioterapeuta. Convênios e assistências.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Oferecer subsídios para desenvolvimento de habilidades no sentido de refletir, criticar, interpretar e executar a conduta ética na sociedade e no exercício profissional com consciência, decoro e responsabilidade, junto ao cliente, colegas, profissionais e comunidade ou sociedade.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Noções gerais: Ética, Bioética, Autonomia, Moral

Conselhos Regionais e Federal

Atribuições dos Delegados e Delegacias Regionais

Legislação do Profissional Fisioterapeuta

Documentos Fisioterapêuticos: Aspectos Éticos e Legais

Código de Ética Profissional da Fisioterapia

Responsabilidade Civil e Penal do Fisioterapeuta frente à imperícia, imprudência e negligência

Documentos emitidos pelo profissional Fisioterapeuta: Laudos, Pareceres, Atestados e Perícias

Referencial de Honorários Fisioterapêuticos

Normatização da jornada de trabalho

Funcionamento dos Diferentes Convênios

Relação do Profissional Fisioterapeuta com as Instituições de Saúde: Clínicas; Hospitais; Instituições - Privadas, Públicas e Filantrópicas.

Ética em trabalho em equipe

Relação Fisioterapeuta x Paciente, nos diversos campos de atuação

Segredo Profissional

Valor Social da Profissão

 

4 METODOLOGIA

Realização de aulas expositivas e dialogadas através de Datashow. Promover a leitura e discussão de artigos relacionados aos conteúdos abordados, instigando a reflexão e elaboração de conceitos e conhecimentos. Criar vias de discussão por meio de seminários, integrando ou conflitando ideias.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos ocorre através da frequência, participação em aula (observando sua evolução na elaboração do conhecimento e participação nas discussões) e envolvimento com as atividades desenvolvidas ao longo do semestre. Como também a preparação e apresentação de seminários. Será realizada 1 prova teórica.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CREFITO 5. Leis e Atos Normativos das Profissões do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5 ª Região – CREFITO-5. Porto Alegre, 2004, 2011.

REBELATTO, J. R; BOTOMÉ, S. P. Fisioterapia no Brasil. São Paulo: Manole, 1999, 2004.

SÁ, A. Lopes de. Ética profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAMON, V. A. (organizador). A Ética na Saúde. São Paulo: Pioneira, 1997.

CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL (5. REGIÃO).; SCHWINGEL, Glademir; MOREIRA, Leandro da Rocha; TELES, Perla Cristiane (Org.). A Fisioterapia e suas vivências na Saúde Pública do Rio Grande do Sul: relatos de experiências no SUS. Porto Alegre: Pallotti, 2007.

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do biodireito. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

GUILHEM, Dirce; ZICKER, Fabio (Coord.). Ética na pesquisa em saúde: avanços e desafios. Brasília: LetrasLivres, 2007. 227 p.

NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 11. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. 813 p.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 86 p.