DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Fisioterapia em Gerontologia Código: 40-202 Carga Horária: 60h (Teórica: 30 Prática: 30) Número de Créditos: 04
1 EMENTA História da gerontologia. Teorias do envelhecimento. Políticas de atenção disponíveis. Planejamento de ações e estratégias de intervenção fisioterápica, na gerontologia promovendo, prevenindo e reabilitando, as potencialidades funcionais no contexto do processo de envelhecimento. Métodos e técnicas da fisioterapia aplicada à pacientes idosos.
2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Proporcionar entendimento e aprendizagem dos conceitos teóricos, práticos, filosóficos e sociais relacionados ao processo de envelhecimento humano e suas relações com a atuação fisioterapêutica e a saúde físico funcional do idoso em comunidade e em instituição de longa permanência.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES - Considerações gerais sobre o envelhecimento Epidemiologia do envelhecimento - panorama mundial, brasileiro e do RS Entendendo como e por que envelhecemos Teorias do envelhecimento - Considerações fisiológicas no envelhecimento Função da musculatura esquelética nas pessoas idosas Efeitos do envelhecimento sobre os ossos, articulações e nos ligamentos Envelhecimento do sistema nervoso central Considerações cardiológicas e pulmonares no idoso Efeitos do envelhecimento na função vascular - Avaliação em geriatria Avaliação global do idoso - Problemas específicos do envelhecimento e a reabilitação Depressão e Demências Incontinência urinária Déficit de equilíbrio Rigidez Dor
- Capacidade funcional do idoso - Adaptações domiciliares para a prevenção de acidentes - Revitalização Geriátrica
4 METODOLOGIA O trabalho com a disciplina envolverá aulas teóricas e aulas práticas, onde os alunos buscarão analisar os conceitos discutidos em aula no espaço de produção destes. Buscar-se-á o desenvolvimento de um trabalho participativo, através do levantamento e análise de problemas pelos alunos, buscando o docente oferecer ferramentas que permitam aos alunos construir sua própria história e seu aprendizado. A disciplina será desenvolvida por meio de: Aulas expositivas dialogadas; Seminários; Leitura e análise de artigos em literatura estrangeira Solução de problemas; Atendimentos fisioterapêutico em pacientes domiciliados (comunidade) e em instituição de longa permanência. As aulas serão realizadas de forma a construir em conjunto com o acadêmico uma compreensão dos conceitos a serem desenvolvidos. 5 AVALIAÇÃO O acadêmico deverá demonstrar habilidades teórico-práticas no domínio dos conceitos da disciplina, capacidade de propor e organizar ações voltadas à melhora da saúde e da qualidade de vida desta população, capacidade de utilizar linguagem adequada ao tema e ao momento, bem como um comportamento crítico ante a realidade e seu papel como profissional da saúde. A avaliação dos alunos será por meio de provas teóricas, seminários e desempenho dos acadêmicos durante as aulas e atividades práticas.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARVALHO FILHO, Eurico Thomaz de; PAPALÉO NETTO, Matheus. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 2000. LUECKENOTTE, Annette Giesler. Avaliação em gerontologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002. PAPALÉO NETTO, Matheus. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 2000.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GUCCIONE, Andrew A; FIGUEIREDO, José Eduardo Ferreira de; CHAGAS, Marcelo Alves (Trad.). Fisioterapia geriátrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. MATSUDO, Sandra Marcela Mahecha (Edit.). Avaliação do idoso: física e funcional. 2. ed. Londrina: MIDIOGRAF, 2004. MAZO, Giovana Zarpellon; LOPES, Marize Amorim; BENEDETTI, Tânia Bertoldo. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. 2. ed., rev. e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2004. PICKLES, Barrie (Org.). Fisioterapia na terceira idade. 2. ed. São Paulo: Santos, 2002. REBELATTO, José Rubens; MORELLI, José Geraldo da Silva (Org.). Fisioterapia geriátrica: a prática da assistência ao idoso. Barueri: Manole, 2004.
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