Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Semiologia Músculo Articular

Código: 40-181

Carga Horária: 60h (Teórica: 30  Prática: 30)

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Métodos e técnicas de avaliação utilizadas pelo Fisioterapeuta na prática clínica. Provas e funções musculares, a amplitude dos movimentos, postura, as habilidades motoras.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimentos e estimular o desenvolvimento de habilidades que permitam ao aluno realizar avaliações elegendo as técnicas e métodos avaliativos apropriados objetivando identificar as disfunções do sistema músculo articular.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Avaliação inicial do paciente

 Anamnese

 Inspeção e palpação

 Sinais vitais

 Perimetria

 Comprimento de membros

 Goniometria

 Provas de função muscular

 Testes Específicos de avaliação dos MMSS e MMII

 Avaliação postural

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, seminários, estudo dirigido, leitura de textos, elaboração e discussão de estudos de caso, dinâmicas e práticas envolvendo os alunos sob a orientação do professor.

Será utilizada a estratégia de trabalho em duplas durante as vivências práticas para aprendizado das técnicas avaliativas em sala de aula, sendo estimulada a mudança constante nos integrantes das duplas para proporcionar diversidade de experiências.  

Serão utilizados recursos como modelos anatômicos, canetas para pintura corporal, lousa, data show, apostilas, entre outros.

5 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades teóricas e práticas e pela participação diária nas atividades da disciplina.

A avaliação diária será efetuada através da verificação do desempenho do aluno nas atividades propostas (seminários, dinâmicas, discussão de casos, experimentação das avaliações entre os colegas) sendo observados critérios como assiduidade, pontualidade, participação, interesse, iniciativa, dinamismo e criticidade.

Serão realizadas provas escritas e provas práticas. As provas escritas contendo questões objetivas, descritivas e simulações de casos, sobre os assuntos abordados. As provas práticas serão realizadas por meio do sorteio de questões, em que os alunos terão que demostrar as habilidades e conhecimentos adquiridos a partir da execução prática das técnicas de avaliação, em duplas.

A pontuação de cada atividade avaliativa proposta será explicada aos alunos no primeiro dia de aula, juntamente com a entrega do plano de ensino e cronograma das atividades da disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HEBERT, Sizínio et al. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KENDALL, Florence Peterson; MCCREARY, Elizabeth Kendall; PROVANCE, Patrícia Geise; ABELOFF, Diane K. (Ilust.). Músculos: provas e funções. 4. ed. São Paulo: Manole, 1995, 2007.

MAGEE, David J. Avaliação musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CUTTER, Nancy C; KEVORKIAN, C. George; NASCIMENTO, Fernando Gomes do (Trad.). Provas funcionais musculares. São Paulo: Manole, 2000.

FARINATTI, Paulo de Tarso V; MONTEIRO, Walace David. Fisiologia e avaliação funcional. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

MARQUES, Amélia Pasqual. Manual de goniometria. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2003.

O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed. Barueri: Manole, 2004.

THOMAS, Hugh; HUTTON, Richard. Propedêutica ortopédica: coluna e extremidades. São Paulo: Editora Atheneu, 2005.