Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: BIOLOGIA E FUNDAMENTOS DE GENÉTICA  

Código: 20-147

Carga horária: 60 horas

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1 EMENTA

Origem dos seres vivos, citologia, histologia animal e vegetal, reprodução. Fundamentos de Genética. Estrutura e propriedade dos Ácidos Nucléicos.

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 OBJETIVO GERAL

- Conhecer os princípios químicos envolvidos na biologia celular e na estrutura básica dos seres vivos.

- Determinar os principais aspectos morfológicos e químicos da biologia vegetal buscando subsidiar demandas futuras na área.

- Relacionar os principais fundamentos da genética com a química básica envolvida nos processos.

- Elaborar conhecimentos básicos sobre a reprodução dos organismos e as bases químicas envolvidas.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Biologia Celular

- Estrutura, funções e evolução das células

- Características e diferenças das células eucariontes e procariontes

- Características gerais e biologia dos vírus

- Membranas celulares (estrutura e funções); transporte através das membranas

- Organelas celulares: estrutura e função

- Núcleo: estrutura e função, cromatina, cromossomos, nucléolo

- Divisão celular: mitose e meiose

- Tecidos: epitelial,  conjuntivo,  muscular, nervoso; estrutura, distribuição e função dos principais tecidos orgânicos

- Tecidos  vegetais:  parênquina,  colênquima,  esclerênquima,  xilema,  floema, revestimento/epiderme.

 

Fundamentos de Genética

- Composição do DNA e RNA

- Duplicação do DNA

- Transcrição e tradução do DNA - código genético

- Mutações e mecanismos de reparo do DNA

- Anomalias cromossômicas

- Doenças genéticas

- Genética do câncer

- 1ª e 2ª lei de Mendel

- Plantas transgênicas

 

Reprodução Sexuada Assexuada.

 

Fundamentos De Reprodução E Embriologia Humana

- Morfologia dos Sistemas Reprodutores Masculinos e Femininos

- Fertilização e segmentação do zigoto

- Desenvolvimento embrionário

- Formação de órgãos do ser humano adulto

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão expositivas - dialogadas e teórico -práticas em laboratórios. Durante o desenvolvimento das aulas, serão abordadas os tópicos fundamentais da estrutura e função das células, órgãos reprodutores masculinos e femininos, aspectos do desenvolvimento embrionários humano e conceitos fundamentais de genética humana.

Nas aulas expositivas-dialogadas, os conteúdos desenvolvidos serão expostos aos alunos através de quadros comparativos, roteiros de estudo, transparências coloridas e slides contendo representações esquemáticas, fotomicrografias e eletronmicrografias dos diferentes temas abordados.

 

5 AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados através de atividades ou trabalhos em grupo, seminários, relatórios de aulas práticas, resolução de questões teóricas em aula e provas teóricas. O conjunto destas avaliações será registrado de acordo com as normas estabelecidas pelo registro acadêmico da Universidade.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G.R. Biologia das células: origem da vida, citologia e histologia, reprodução e desenvolvimento. São Paulo: Moderna, 2005.

DE ROBERTIS, E.M.F. et al. Bases da Biologia celular e molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

JUNQUEIRA, L.C.U., CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. LINHARES, S. Biologia. São Paulo, Ática, 2007.

LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. São Paulo: Ática, 2010. SILVA JÚNIOR, C.; SASSON, S. Biologia. São Paulo: Saraiva, 2010.

TORRES, A.C.; CALDAS, L.S.; BUSO, J.A. Cultura de tecidos e transformação genética de plantas. Brasília: EMBRAPA, 2001.

 

 

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