Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: QUÍMICA ANALÍTICA CLÁSSICA II

Código: 10-385

Carga Horária: 30   (Teórica – 30)   (Prática – 00)

Créditos: 02

Pré-requisitos:      

10-383 QUÍMICA ANALÍTICA CLÁSSICA I

10-384 QUÍMICA ANALÍTICA CLÁSSICA IE

 

1 EMENTA

Amostragem e Preparação de Amostras. Estudo de Interferentes na Análise Química. AnáliseQuantitativa Inorgânica: volumetria e gravimetria. Erros na Análise Quantitativa.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer e compreender os métodos analíticos clássicos quantitativos.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fornecer subsídios teóricos para o entendimento dos diferentes métodos analíticos quantitativos empregados rotineiramente em laboratórios de análise.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Tipos de erros, precisão, exatidão, comparação de resultados, rejeição de resultados.

 

2. Amostragem, erros nas etapas Analíticas, algarismos significativos.

 

3. Técnicas da análise gravimétrica, secagem ou calcinação, pesagem.

 

4. Volumetria de neutralização: acidez, basicidade, pH de soluções, fundamento do uso dos indicadores, construção das curvas de titulação, detecção do ponto final, titulação de base forte com ácido forte, titulação de base forte com ácido fraco, titulação de ácido fraco com base forte, titulação de ácidos polipróticos.

 

5. Volumetria de precipitação: método de Mohr, Volhard e Fajans, construção da curva de titulação, fatores que afetam a curva de titulação, detecção do ponto final.

 

6. Volumetria de óxido-redução: processo de oxidação e redução; semi-reações; pilhas ou células galvânicas; equação de Nernst; cálculo de meia-célula usando valores de E0, curvas de titulação, detecção do ponto final.

 

7. Volumetria de complexos: variação das espécies de EDTA em função do pH da solução aquosa; curvas de titulação, efeito de tampões e efeitos mascarantes, indicadores metalocrômicos; escolha do titulante; métodos de titulação envolvendo ligantes polidentados.

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão expositivas, dialogadas com textos constantes da bibliografia indicada e artigos científicos atualizados, com possível utilização de recursos tecnológicos. Estudos dirigidos e seminários poderão ser realizados.

 

5 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado através de avaliações de conhecimento adquirido, sendo essas escritas ou dialogadas. As avaliações poderão ser realizadas, também, através de seminários, relatórios e outras atividades relacionadas a disciplina

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINS, P. JONES, L. Princípios de química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001.

HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

VOGEL, A. Química analítica qualitativa.São Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KOTZ, J.C.; TREICHEL JUNIOR, P. Química e reações químicas. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 2 v.

MENDHAM, J. Vogel: análise química quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

OHLWEILER, O. A. Química analítica quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 1974.

SKOOG, D.A.; WEST, D.M; HOLLER, F. J. Fundamentals of analytical chemistry. Orlando: Saunders College Publishing, 1996.

VAITSMAN, D.S.; BITTENCOURT, O. A. Ensaios químicos qualitativos. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

 

 

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