Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA II

CÓDIGO: 10-335

CARGA HORÁRIA: 60 (Teórica:  30)    (Prática: 30)

CRÉDITOS: 04

PRÉ-REQUISITOS:  10-333 – QUÍMICA INORGÂNICA I

 

1 EMENTA

Química de ácidos e bases. Estudo teórico e prático dos elementos químicos: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Fornecer ao aluno a fundamentação teórica sobre os elementos da Tabela Periódica e seus compostos. Comprovar na prática algumas das propriedades dos elementos químicos e seus compostos.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar o aluno sobre o comportamento ondulatório da luz e da matéria, distribuição eletrônica de orbitas, geometria molecular e teorias das ligações químicas e fundamentos do estado sólido.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 Teorias de Ácidos e Bases

3.2 Estudo do Hidrogênio: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.3 Estudo do Grupo 1 da Tabela periódica: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.4 Estudo do Grupo 2 da Tabela Periódica: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.5 Estudo do Grupo 13 da Tabela Periódica: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.6 Estudo do Grupo 14 da Tabela Periódica: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.7 Estudo do Grupo 15 da Tabela Periódica: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.8 Estudo do Grupo 16 da Tabela Periódica: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.9 Estudo do Grupo 17 da Tabela Periódica: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.10 Estudo do Grupo 18 da Tabela Periódica: ocorrência, obtenção, propriedades, usos e principais compostos.

3.11 Aulas práticas de laboratório: uma aula para cada grupo da tabela periódica

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão expositivas e práticas, dialogadas com textos constantes da bibliografia indicada e artigos científicos atualizados, com possível utilização de recursos tecnológicos. Estudos dirigidos e seminários poderão ser realizados.

 

5 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado através de avaliações de conhecimento adquirido, sendo essas escritas ou dialogadas. As avaliações poderão ser realizadas, também, através de seminários, relatórios e outras atividades relacionadas a disciplina

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINS, P. W, SHRIVER, D. F. Química inorgânica. Porto Alegre:Bookman, 2008.

BARROS, H. L. C. Química inorgânica: uma introdução. Belo Horizonte: SEGRAC, 2001.

LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, 2009.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ATKINS, P., JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BROWN, T. et al. Química: a ciência central.  São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

HUHEEY, J. E.; KEITER, E. A; KEITER, R. L. Inorganic chemistry: principles of structure and reactivity. New York: Harper Collins, 1993.

KOTZ, J. C.; TREICHEL JUNIOR, P. Química e reações químicas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002.

MAIA, D. J.; BIANCHI, J. C. A. Química Geral. Fundamentos, Prentice Hall, 2007.

 

 

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