Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: QUÍMICA INORGÂNICA I

Código: 10-333

Carga Horária: 60   (Teórica – 60)   (Prática – 00)

Créditos: 04

Pré-requisitos:  10-330 – QUÍMICA GERAL TEÓRICA

                              10-331 – QUÍMICAL GERAL EXPERIMENTAL

 

1 EMENTA

Estrutura Atômica. Ligações Químicas: Iônica, Covalente e Metálica. Interações Moleculares. Fundamentos do Estado Sólido.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Fornecer ao aluno uma fundamentação teórica sobre as teorias da Ligação Química e da Química do Estado sólido.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar o aluno sobre o comportamento ondulatório da luz e da matéria, distribuição eletrônica de orbitas, geometria molecular e teorias das ligações químicas e fundamentos do estado sólido.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1. Modelos Atômicos: Dalton, Thomson e Rutherford.

3.2. Descoberta e características das partículas subatômicas

3.3. Propriedades da luz e ondas eletromagnéticas. Espectro eletromagnético e visível.

3.4. Espectro descontínuo ou de raias. Teoria da quantização da energia. Modelo atômico de Böhr.

3.5. Modelo da mecânica quântica. Números quânticos.

3.6. Distribuição eletrônica em orbitais.

3.7. Ligações químicas e Teoria do octeto.

3.8. Ligação Iônica e suas características.

3.9. Ligação covalente ou molecular.

3.10. Geometria molecular e teoria da repulsão dos pares eletrônicos.

3.11. Teoria da Ligação de Valência

3.12. Teoria do Orbital Molecular

3.13. Ligação metálica.

3.14. Interações moleculares.

3.15. Fundamentos do estado sólido. Cristais. Difração de Raios - X. Tipos de sólidos. Defeitos em cristais.

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão expositivas e práticas, dialogadas com textos constantes da bibliografia indicada e artigos científicos atualizados, com possível utilização de recursos tecnológicos. Estudos dirigidos e seminários poderão ser realizados.

 

 

5 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado através de avaliações de conhecimento adquirido, sendo essas escritas ou dialogadas. As avaliações poderão ser realizadas, também, através de seminários, relatórios e outras atividades relacionadas a disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINS, P. W, SHRIVER, D. F. Química inorgânica. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BROWN, T. L., LEMAY, H. E., BURSTEN, B. E.Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Education, 2012.

LEE, J. D. MAAR, J. H. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENASSI, F.O.; POKOLENKO, J. Aspectos estructurales en química inorgánica. Posadas: Universidad Nacional de Misiones, 1999.

BRADY, J. E. HUMISTON, G. E. Química geral. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

KOTZ, J. C. JOHAN, C. Química e reações químicas.Rio de Janeiro: LTC, 1998.

MAIA, D. J.; BIANCHI, J. C. de A. Química geral: fundamentos. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

RUSSEL, J. B. Química Geral. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1994.

 

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