Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: FÍSICO-QUÍMICA I

Código: 10-219

Carga Horária: 60 (Teórica – 60)   (Prática – 00)
Créditos: 04

Pré-requisitos:  10-330 – QUÍMICA GERAL; 15-121 – CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I; 10-208 – FÍSICA GERAL B

 

1 EMENTA

Comportamento dos gases. Teoria cinética dos gases; Líquidos; 1o Princípio da termodinâmica - Entalpia. 2o Princípio da Termodinâmica - Entropia; Equilíbrio Químico; Reações; Variações na pressão de vapor; regra e diagrama de fases.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Introduzir o aluno nos conceitos da Termodinâmica, relacionando com os diversos aspectos de aplicação.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fornecer embasamento teórico sobre comportamento de gases e líquidos, fundamentos da termodinâmica e equilíbrio.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1. ESTADO GASOSO

3.1.1. Sistemas, propriedades e processos termodinâmicos aplicados a gases.

3.1.2. Gases ideais. Mistura de gases ideais.

3.1.3. Gases reais. Liquefação dos gases.

3.1.4. Massa molar de gases e vapores. Dissociação térmica.

 

3.2. FUNDAMENTOS DE TERMODINÂMICA.

3.2.1. Conceitos Básicos

3.2.2. O primeiro princípio da termodinâmica. Energia interna e entalpia.

3.2.3. A termodinâmica.

3.2.4. O segundo e o terceiro princípios da termodinâmica. Entropia.

3.2.5. Energia livre.

3.2.6. Espontaneidade e equilíbrio. Potencial químico.

3.2.7. Regra das fases.

 

3.3. EQUILÍBRIO QUÍMICO.

3.3.1 Equilíbrio químico.

3.3.2 Equilíbrio químico homogêneo e heterogêneo.

3.3.3. Princípio de Le Chatelier

3.3.4. Equilíbrios entre fases – sistemas simples.

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão expositivas, dialogadas com textos constantes da bibliografia indicada e artigos científicos atualizados, com possível utilização de recursos tecnológicos. Estudos dirigidos e seminários poderão ser realizados.

 

5 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado através de avaliações de conhecimento adquirido, sendo essas escritas. As avaliações poderão ser realizadas, também, através de seminários, revisão bibliográfica e outras atividades relacionadas a disciplina.

BIBLIOGRAFIA

6BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINS, P. W; PAULA, J. Físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

CASTELLAN, G. W. Fundamentos de físico-química. Rio de Janeiro: LTC,1986.

MOORE, W.J. Físico-química. São Paulo: Edgard Blucher, 1991.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FELTRE, R.; YOSHINAGA, S. Físico-química. São Paulo: Moderna, 1974.  

FONSECA, M.R.M.; Química: físico-química. São Paulo: FTD, 1992.

GREGÓRIO, F.J. Físico-química: uma proposta de ensino. São Paulo: FTD, 1993.

PILLA, L. Físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 1980.

SONNTAG, R.E.; ZERBINI, E. Fundamentos da termodinâmica. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.

 

 

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