Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Código: 70-997             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Estuda os processos psicológicos básicos de sensação, percepção, consciência, atenção, memória, motivação e emoção, buscando analisar os aspectos biológicos e contextuais implicados nesses processos.

 

Objetivos:

  • Apresentar os processos psicológicos básicos em seus aspectos descritivos e experimentais, bem como a relação desses processos com o desenvolvimento humano global e com as bases genéticas subjacentes ao comportamento.
  • Introduzir os pressupostos teóricos dos processos psicológicos básicos estudados.
  • Discutir as relações entre os processos psicológicos básicos estudados, suas bases biológicas de funcionamento e as influências do ambiente sobre esses processos.
  • Apresentar e analisar pesquisas atuais referentes aos processos estudados.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Sensação:

1.1. Aspectos anatômicos e fisiológicos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato, posição).

2. Percepção:

2.1. Funções gerais da percepção;

2.2. Percepção de forma, distância e profundidade, movimento;

2.3. Constâncias perceptuais;

2.4. Ilusões perceptuais clássicas (Ponzo, Müller-Lyer, sala de Ames, horizontal-vertical e outras);

2.5. Teorias da percepção;

2.6. Desenvolvimento da percepção visual;

2.7. As influências do meio sobre a percepção.

3. Consciência:

3.1. Funções da consciência (monitoração e controle);

3.2. Relação da consciência com outros processos psicológicos básicos;

3.3. Fenômenos de dissociação da consciência;

3.4. Tópicos sobre consciência: sono e sonhos, alterações da consciência por drogas psicoativas, meditação, hipnose, fenômenos psi.

4. Motivação:

4.1. Definição de termos: motivação, motivo, necessidade, impulso (drive), instinto, padrão de ação fixo, homeostase;

4.2. Perspectivas teóricas sobre motivação: teorias do instinto, teoria da homeostase, teoria do impulso (drive), teoria do incentivo, teoria da motivação inconsciente (psicanálise), teoria da hierarquia de necessidades (Maslow);

4.3. Motivação intrínseca e extrínseca;

4.4. Motivação e comportamento alimentar (obesidade, anorexia e bulimia);

4.5. Motivação e comportamento sexual;

4.6. Motivação e comportamento materno;

4.7. Motivação e comportamentos de curiosidade e busca de estimulação.

5. Emoção:

5.1. Componentes das emoções (subjetivos, comportamentais e fisiológicos);

5.2. Emoções básicas;

5.3. Teorias sobre emoção;

5.4. Emoção, defesas e estratégias de enfrentamento;

5.5. Raiva e agressão;

5.6. Ansiedade e estresse.

6. Memória:

6.1. Processos de memória (codificação, armazenamento, recuperação);

7. Atenção

7.1. Tipos de atenção (Voluntária e Espontânea)

7.2. Direção da Atenção (Externa e Interna)

7.3. Amplitude (Focal, Dispersa, Seletiva. Sustentada)

 

Metodologia:

A disciplina utilizará diferentes metodologias para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos. Por meio de aulas expositivas dialogadas, seminários, pesquisas bibliográficas e atividades em pequenos grupos. A disciplina conta ainda com 20h de Trabalho Discente Efetivo para aprofundamento de estudos, pesquisas e extensão.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina tem por objetivo acompanhar a construção do conhecimento do estudante, portanto segue uma lógica cumulativa somativa e também diagnóstica formativa, realizada por meio de relatório de atividades, seminários, provas e trabalhos e corresponderão a 80% da média final. O Trabalho Discente Efetivo implicará em 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ATKINSON, Rira. L. et al. Introdução à psicologia de Hilgard. 13. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia. São Paulo: Pioneira, 2002

IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Bibliografia Complementar

DAMÁSIO, António R. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

DAMÁSIO, António R.; VICENTE, Dora; SEGURADO, Maria Gerogina (Trad.) O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

HUMPHREY, Nicholas. Uma história da mente: a evolução e a gênese da consciência. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Todo F. Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.