Departamento de Ciências Humanas Disciplina: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS Código: 70-997 Carga Horária: (Teórica: 80) (Prática:) Nº de Créditos:4
Ementa: Estuda os processos psicológicos básicos de sensação, percepção, consciência, atenção, memória, motivação e emoção, buscando analisar os aspectos biológicos e contextuais implicados nesses processos.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: 1. Sensação: 1.1. Aspectos anatômicos e fisiológicos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato, posição). 2. Percepção: 2.1. Funções gerais da percepção; 2.2. Percepção de forma, distância e profundidade, movimento; 2.3. Constâncias perceptuais; 2.4. Ilusões perceptuais clássicas (Ponzo, Müller-Lyer, sala de Ames, horizontal-vertical e outras); 2.5. Teorias da percepção; 2.6. Desenvolvimento da percepção visual; 2.7. As influências do meio sobre a percepção. 3. Consciência: 3.1. Funções da consciência (monitoração e controle); 3.2. Relação da consciência com outros processos psicológicos básicos; 3.3. Fenômenos de dissociação da consciência; 3.4. Tópicos sobre consciência: sono e sonhos, alterações da consciência por drogas psicoativas, meditação, hipnose, fenômenos psi. 4. Motivação: 4.1. Definição de termos: motivação, motivo, necessidade, impulso (drive), instinto, padrão de ação fixo, homeostase; 4.2. Perspectivas teóricas sobre motivação: teorias do instinto, teoria da homeostase, teoria do impulso (drive), teoria do incentivo, teoria da motivação inconsciente (psicanálise), teoria da hierarquia de necessidades (Maslow); 4.3. Motivação intrínseca e extrínseca; 4.4. Motivação e comportamento alimentar (obesidade, anorexia e bulimia); 4.5. Motivação e comportamento sexual; 4.6. Motivação e comportamento materno; 4.7. Motivação e comportamentos de curiosidade e busca de estimulação. 5. Emoção: 5.1. Componentes das emoções (subjetivos, comportamentais e fisiológicos); 5.2. Emoções básicas; 5.3. Teorias sobre emoção; 5.4. Emoção, defesas e estratégias de enfrentamento; 5.5. Raiva e agressão; 5.6. Ansiedade e estresse. 6. Memória: 6.1. Processos de memória (codificação, armazenamento, recuperação); 7. Atenção 7.1. Tipos de atenção (Voluntária e Espontânea) 7.2. Direção da Atenção (Externa e Interna) 7.3. Amplitude (Focal, Dispersa, Seletiva. Sustentada)
Metodologia: A disciplina utilizará diferentes metodologias para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos. Por meio de aulas expositivas dialogadas, seminários, pesquisas bibliográficas e atividades em pequenos grupos. A disciplina conta ainda com 20h de Trabalho Discente Efetivo para aprofundamento de estudos, pesquisas e extensão.
Avaliação: A avaliação da disciplina tem por objetivo acompanhar a construção do conhecimento do estudante, portanto segue uma lógica cumulativa somativa e também diagnóstica formativa, realizada por meio de relatório de atividades, seminários, provas e trabalhos e corresponderão a 80% da média final. O Trabalho Discente Efetivo implicará em 20% da média final
|
Bibliografia Básica ATKINSON, Rira. L. et al. Introdução à psicologia de Hilgard. 13. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia. São Paulo: Pioneira, 2002 IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. Bibliografia Complementar DAMÁSIO, António R. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das letras, 2000. DAMÁSIO, António R.; VICENTE, Dora; SEGURADO, Maria Gerogina (Trad.) O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das letras, 2001. HUMPHREY, Nicholas. Uma história da mente: a evolução e a gênese da consciência. Rio de Janeiro: Campus, 1994. DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3ed. São Paulo: Makron Books, 2001. GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Todo F. Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
|