Departamento de Ciências Humanas Disciplina: BASES FISIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO Código: 70-996 Carga Horária: (Teórica: 60) (Prática:20) Nº de Créditos:4
Ementa: Apresenta os conceitos básicos dos processos genéticos, celulares e fisiológicos. Estuda a hereditariedade, expressão gênica, relação genótipo, ambiente e comportamento humano. Anatomia e o funcionamento fisiológico dos diferentes tecidos, aparelhos e sistemas que compõem o corpo humano, com ênfase especial nos sistemas nervoso e endócrino. Influência dos aspectos neurofisiológicos no comportamento.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: UNIDADE 1 - BIOMOLÉCULAS Composição química e física da célula UNIDADE 2 - Genética Estrutura do material genético Genes e genes alelos, cromossomos, genótipo, fenótipo Noção geral do mecanismo de expressão gênica: transcrição e tradução Mutações gênicas e erros inatos do metabolismo Estrutura normal dos cromossomos e classificação das alterações cromossômicas Principais síndromes causadas por alterações cromossômicas. Análise de heredogramas e aconselhamento genético Aspectos gerais da genética do comportamento UNIDADE 3 – HOMEOSTASE Controle do meio interno Alças de retroalimentação UNIDADE 4 – MEMBRANA CELULAR Composição e estrutura da membrana plasmática Bioeletrogênese Potencial de membrana e de ação UNIDADE 5 – ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO E COMUNICAÇÃO NEURONAL Sinapse química Propagação do impulso nervoso Sistemas de neurotransmissores Sistema nervoso central Sistema nervoso periférico Processamento de informações Sistema nervoso simpático Sistema nervoso parassimpático UNIDADE 6 – MEMÓRIA E APRENDIZADO Memória de curto e longo prazo Memória implícita e explícita Erros e imperfeições da memória UNIDADE 7 – SISTEMA LÍMBICO Amígdala e emoções UNIDADE 8 – SISTEMA ENDÓCRINO Sistema hipotálamo-hipofisário Tireoide Pâncreas endócrino Suprarrenais Hormônios gonadais e ciclo menstrual UNIDADE 9 – SISTEMA CARDÍACO Sistema elétrico cardíaco Miocárdio Ciclo cardíaco: sístole e diástole UNIDADE 10 – SISTEMA RENAL Anatomia básica do néfron Filtração glomerular Reabsorção e secreção tubular
Metodologia: Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas, visando trabalhar as questões teóricas da disciplina na vivência prática.
Avaliação: O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.
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Bibliografia Básica AIRES, MM. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. BORGES-OSÓRIO, Maria Regina Lucena; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013 GANONG, W.F. Fisiologia Médica. 17. ed. Porto Alegre: AMGH, 1999. GUYTON, A.C; HALL, J.E. Tratado de fisiologia médica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
Bibliografia Complementar BEAR, M.F; CONNOR, B.W.; PARADISO, M.A. Neurociências - desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 3. ed., 2008 BERNE, R.M.; LEVY, M.N. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2000. KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. (Ed.). Princípios da neurociência. 4. ed. Barueri: Manole, 2003. MOTTA, Paulo Armando. Genética humana: aplicada a psicologia e toda a área biomédica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. SILVERTHORN, D.U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.
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