Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

Código: 70-1056             

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

A disciplina estuda diferentes teorias e perspectivas de intervenção em orientação vocacional e profissional. Discute questões relativas ao desenvolvimento e orientação vocacional e o uso de testes e técnicas dentro de diferentes contextos.

 

Objetivos

  • Instrumentalizar os alunos a fim de que possam utilizar estes conteúdos aprendidos nas aulas na sua prática. Apresentando as diferentes teorias de orientação vocacional, os métodos, técnicas e testes de orientação vocacional. Neste sentido algumas competências que serão desenvolvidas:
  • Identificar as necessidades e possibilidades de orientação vocacional em diferentes contextos.
  • Instrumentalizar o planejamento de intervenções de orientação vocacional adequadas a diferentes contextos.
  • Abordar técnicas e testes de orientação vocacional.
  • Planejar o processo de orientação profissional desde as entrevistas iniciais até a devolução.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Discussão sobre os conceitos de vocação, profissão, ocupação e trabalho

2. Repercussões das transformações contemporâneas no mundo sobre o campo da orientação profissional

3. Teorias da orientação vocacional / profissional:

4. A influência da família na escolha profissional.

5. Formação e transformações da identidade ocupacional.

6. Vestibular e a escolha profissional.

7. A orientação profissional na prática:

7.1. Observações e estratégias fundamentais em orientação profissional;

7.2. Testes em orientação vocacional;

7.3. Orientação individual - teoria e técnica;

7.4. Orientação grupal - teoria e técnica;

7.5. A orientação vocacional no âmbito escolar, clínico, organizacional e outros;

8. Projeto de carreira, plano de vida

8.1 passos para um gerenciamento da vida profissional e pessoal

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositivas e dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MOSES, Barbara. A inteligência na carreira profissional: dominando as novas realidades profissionais e pessoais. Campinas: United Press, 2000

LAVENFUS, R.S.; SOARES, D. H. P. (Cols.) Orientação vocacional/ocupacional 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010

LAVENFUS, R.S (Org.) Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Porto Alegre: Artmed 2016

 

Bibliografia Complementar

SPACCAQUERCHE, M.E.; FORTIN, I. Orientação Profissional passo a passo. São Paulo: Paulus, 2009.

SILVA, L. L. M.; JACQUEMIM, A. Intervenções em Orientação Vocacional/ Profissional, avaliando resultados e processos. São Paulo. Vetor, 2001

BIANCHETTI, Lucídio. Angústia no vestibular: indicações para pais e professores. Passo Fundo: Ediupf, 1996.

LEVENFUS, Rosane Schotgues. Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SOARES, Dulce Helena Penna (Org.). Pensando e vivendo a orientação profissional. 6. ed. São Paulo: Summus, 1993.