Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ATUALIZAÇÕES NA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Código: 70-1053             

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Discute os avanços teórico-técnicos no campo da abordagem cognitivo-comportamental, podendo abranger tanto a psicoterapia, quanto intervenções e práticas psicossociais.

 

Objetivos:

  • Favorecer a apropriação dos avanços teóricos e técnicos na abordagem cognitivo-comportamental;
  • Conhecer intervenções baseadas em evidências;
  • Discutir e situar contextualmente os avanços na teoria e técnica cognitivo-comportamental

 

Conteúdos Curriculares:

Os conteúdos curriculares desta disciplina não são fixos, uma vez que dependem das atualizações teórico-técnicas disponíveis no momento em que for realizada. Podem abranger tanto as psicoterapias cognitivo-comportamentais, quanto intervenções e práticas psicossociais baseadas nesta abordagem.

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositivas e dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BECK, Judith S. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997.

THASE, Michael E.; WRIGHT, Jesse H.; BASCO, Mônica R. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2008.

WENZEL, Amy. Inovações em terapia cognitivo-comportamental: intervenções estratégicas para uma prática criativa. Porto Alegre: Artmed, 2018.

 

Bibliografia Complementar

BECK, Aaron T.; FREEMAN, Arthur; DAVIS, Denise D. Terapia cognitiva dos transtornos da personalidade. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FRIEDBERG, Robert D.; MCCLURE, Jessica M. A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HAYES, Steven C; HOFMANN, Stefan G. Terapia cognitivo-comportamental baseada em processos: ciência e competências clínicas. Porto Alegre: Artmed, 2020.

LEAHY, Robert L. Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2008.

WRIGHT, Jesse H. [et al.]. Terapia cognitivo-comportamental de alto rendimento para sesso~es breves. Porto Alegre: Artmed, 2012.