Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA DO ESPORTE

Código:70-1051              

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Estuda a relação da psicologia com a ciência do esporte e a prática da atividade física: motivação; stress; ansiedade; personalidade; interações pessoais; liderança; agressividade; a criança no esporte; desempenho esportivo; seleção de talentos e pesquisas na área.

 

 

Objetivos:

  • Estudar os principais fatores psicológicos relacionados à prática da atividade física e do esporte, entendendo como os mesmos influenciam o desempenho físico.
  • Oportunizar estudos sobre a relação da psicologia do esporte e a psicologia do exercício.
  • Refletir sobre o papel do profissional da Psicologia na área do esporte e atividade física.

 

Conteúdos Curriculares:

-Introdução à Psicologia do Esporte

        - Definição da Psicologia do Esporte

        - Objeto de Estudo da Psicologia do Esporte

- A motivação no esporte

- Êxito e Fracasso no Esporte

- Stress e Ansiedade no Esporte

        - Relação com a performance

- Relacionamento Interpessoal

- Liderança

- A agressividade no esporte

- A criança e o adolescente no Esporte

- Bullying

- A Psicologia do Esporte na seleção de talentos esportivo

- A Psicologia do Exercício e suas relações com o desempenho esportivo

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias. Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1995.

DE ROSE JR., Dante (org.). Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

WEINBERG, Robert S. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Artmed. 2006.

 

Bibliografia Complementar

BECKER JÚNIOR, Benno. Psicologia aplicada à criança no esporte. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2000.

BURITI, M.A. Psicologia do Esporte. São Paulo: Alínea, 1997.

FIGUEIREDO, L.C.M.; SANTI, P.L.R. Psicologia. Uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

RÚBIO, K (org). Instrumentos de avaliação em psicologia do esporte. Casa do Psicólogo, 2011.

SAMULSKI, D.M. Psicologia do esporte: manual para educação física, psicologia e fisioterapia. São Paulo: Manole, 2002.