Departamento de Ciências Humanas Disciplina: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I Código: 70-1049 Carga Horária: (Teórica: 40) (Prática:) Nº de Créditos:2
Ementa: Apresenta e discute o exame neuropsicológico, os principais instrumentos de avaliação neuropsicológica e a interpretação dos resultados Aborda as contribuições da avaliação para as mais diversas áreas e contextos e nas diferentes etapas do ciclo vital.
OBJETIVO GERAL Conhecer a avaliação neuropsicológica, seus instrumentos e aplicação em diferentes contextos e etapas do ciclo vital.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Breve histórico das neurociências e da neuropsicologia 2. Métodos de investigação em neurologia 2.1. O exame de estado mental 2.2. As técnicas de neuroimagem e suas indicações em neuropsicologia 3. Avaliação neuropsicológica 3.1. Conceito, objetivos e aplicações da avaliação neuropsicológica 3.2 Avaliação neuropsicológica de crianças 3.3. Avaliação neuropsicológica de adultos e idosos 4. Métodos investigativos 4.1. Bateria básica em avaliação neuropsicológica ( testes, aplicação e interpretação) 4.2. Baterias neuropsicológicas flexíveis (testes, aplicação e interpretação) 4.3. Baterias neuropsicológicas compreensivas (testes, aplicação e interpretação) 5. Avaliação neuropsicológica em situação especial: a perícia legal, a criança, o idoso, o usuário de substâncias psicoativas e o paciente no leito 6. Elaboração de parecer/laudo neuropsicológico
Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.
Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final
|
Bibliografia Básica FUENTES, Daniel, MALLOY-DINIZ, F., L., CAMARGO, Pires, C. H., COSENZA, M., R. (01/2014). Neuropsicologia: Teoria e Prática, 2nd edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710562/ MALLOY-DINIZ, F., L., MATTOS, Paulo, ABREU, Neander, FUENTES, Daniel. (01/01/2016). Neuropsicologia: Aplicações Clínicas, 1st edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582712917/ SALLES, de, J. F., HAASE, Geraldi, V., MALLOY-DINIZ, F., L. (01/01/2016). Neuropsicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência, 1st edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582712849/
Bibliografia Complementar ANASTASI, A. & URBINA, S. Testagem psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. BARBIZET, J & DUIZABO, J. Manual de Neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. Artmed Editora, 2009. MALLOY-DINIZ, Leandro F. et al. Avaliação Neuropsicológica-2. Artmed Editora, 2018. MIOTTO, Correa, E., LUCIA, de, M. S., SCAFF, Milberto. (02/2012). Neuropsicologia Clínica. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0421-7/
|