Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA HOSPITALAR I

Código:70-1045              

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Aborda os papéis desempenhados pelo psicólogo como um profissional da saúde em um contexto hospitalar, caracterizando sua intervenção nos planos da prevenção e tratamento. Enfoca a atuação em equipes multiprofissionais e discute especificidades da prática psicológica no hospital e saúde.

 

Objetivos:

  • Analisar e contextualizar a importância da Psicologia Hospitalar e da saúde e do trabalho do psicólogo no Hospital, pautado por princípios interdisciplinares.
  • Apresentar a história da Psicologia Hospitalar;
  • Apresentar conceitos da psicologia da saúde.
  • Discutir a respeito das intervenções que cabe ao psicólogo na instituição hospitalar;
  • Promover o trabalho interdisciplinar e a relação com as outras áreas da psicologia;

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Psicologia hospitalar e da saúde: aspectos históricos e contextuais
  2. Avaliação psicológica nos contextos hospitalar e da saúde;
  3. Saúde e doença: a doença, o doente, o adoecer;
  4. Morte e processo de luto;
  5. Cuidados paliativos e doentes crônicos;
  6. A atuação do profissional de Psicologia no contexto hospitalar e da saúde.

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 30h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 10h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ANGERAMI-CAMON, V. A. (org.) Psicologia hospitalar: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999.

ROMANO, Belwiss W. A prática da psicologia nos hospitais. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. (biblioteca central)

BAPTISTA, Makilin N. Psicologia Hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. (biblioteca virtual)

 

Bibliografia Complementar

CAMPOS, T. C. P. Psicologia Hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. São Paulo: EPU, 1995.

ANGERAMI-CAMON, V. A. (org.) Psicologia hospitalar: a atuação da psicologia no contexto hospitalar. São Paulo: Traço, 1984.

BOTEGA, N. J. Serviço de Saúde Mental no Hospital Geral. Campinas: Papirus, 1995.

BIFULCO, Vera A. Cuidados Paliativos: conversa sobre a vida e a morte em saúde. São Paulo: Minha Editora, 2016. (biblioteca virtual)

ANGERAMI, Augusto C. Psicossomática e suas interfaces: o processo silencioso do adoecimento. São Paulo: Cengage Learning, 2013.