Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE B IV

Código: 70-1044             

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:120)   Nº de Créditos:6

 

Ementa:

Oportuniza ao aluno práticas relacionadas à atuação do psicólogo no contexto dos Processos Clínicos em Psicologia

 

OBJETIVOS:

  • Realizar avaliações psicológicas em um contexto clínico.
  • Planejar e realizar intervenções psicológicas em um contexto clínico
  • Avaliar as intervenções de acordo com o referencial teórico/técnico utilizado
  • Elaborar estudos de caso para discussão clínica

 

Conteúdos Curriculares:

Variável conforme a necessidade da prática de estágio

 

Metodologia:

Realização de atendimentos psicológicos, associado a encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com professor orientador de estágio. Elaboração de relatos e relatórios das práticas realizadas.

 

Avaliação:

Conforme estabelecido no regulamento dos estágios, descrito no PPC.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FÉRES-CARNEIRO, T. (org). Família e casal: efeitos da contemporaneidade. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2005.

FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

CORDIOLI, Aristides Volpato (Org.) Psicoterapias: abordagens atuais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

Bibliografia Complementar

CABALLO, V. E. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos, 2002.

GREENSPAN, Stanley I.; GREENSPAN, Nancy Thorndike.  Entrevista clínica com crianças. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1993.

ROSENBERG, Ana Maria Sigal de (Org.). O lugar dos pais na psicanálise de crianças. 2. ed. São Paulo: Escuta,

ZIMERMAN, David E. Vocabulário contemporâneo de psicanálise. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ZIMERMAN, David E.  Vivências de um psicanalista. Porto Alegre: Artmed, 2008.