Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Código: 70-1042             

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:40)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Oportuniza ao aluno a execução e posterior apresentação do trabalho de conclusão de curso iniciado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I sob a supervisão de um professor orientador.

 

Objetivos:

  • Abordar o processo da pesquisa, desde a produção dos dados até as considerações finais,  reconhecendo o valor da pesquisa para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão.
  • Promover a realização pesquisas científicas em psicologia, com foco no desenvolvimento regional, utilizando  instrumentos e procedimentos para coleta e  análise de dados em psicologia;
  • Trabalhar com a produção e análise dos dados de pesquisa, utilizando das mais diversas abordagens;
  • Instrumentalizar para a utilização do conhecimento científico já existente na construção de novos conhecimentos;
  • Elaborar trabalho de conclusão de curso.

 

Conteúdos Curriculares:

Variável conforme as necessidades da pesquisa.

 

Metodologia:

Seminários semanais de orientação individual e/ou grupal com o professor orientador do(s) projeto(s), respeitando o limite máximo de 6 projetos por professor orientador.

 

Avaliação:

Avaliação do relatório final da pesquisa e do envolvimento do aluno nas várias etapas de elaboração e desenvolvimento da mesma, será realizada pelo professor responsável pela disciplina e pelo professor orientador e banca de avaliação composta por outros dois professores que avaliarão o trabalho final e a apresentação/defesa oral do mesmo.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2007.

PESTANA, Maria Helena; GAGEIRO, João Nunes. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 5. ed., rev. e corr. Lisboa: Sílabo, 2008.

 

Bibliografia Complementar

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas.  11. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PEREIRA, José Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SHAUGHNESSY, John J.; ZECHMEISTER, Eugene B.; ZECHMEISTER, Jeanne S. Metodologia de pesquisa em psicologia. Série Métodos de Pesquisa, 9. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2012.

SABADINI, Aparecida Angélica Zoqui Paulovic; SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso; KOLLER, Sílvia Helena. Publicar em Psicologia: um enfoque para a revista científica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.