Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE A II

Código: 70-1037             

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:60)   Nº de Créditos:3

 

Ementa:

Oportuniza ao aluno práticas relacionadas a atuação do psicólogo no contexto das Práticas Sociais e Institucionais em Psicologia.

 

Objetivos:

  • Promover a construção de intervenções psicológicas de acordo com abordagens teórico-práticas que privilegiem as formas de constituição do sujeito a partir da complexidade do tecido social, considerando singularidades e coletividades.
  • Analisar fenômenos da realidade social a partir do enfoque da psicologia social e institucional, identificando a necessidade/possibilidade de intervenções e pesquisas na área.
  • Conhecer o campo e as metodologias de intervenção da Psicologia em contextos socioinstitucionais.
  • Compreender histórica e conceitualmente as origens da definição de saúde e processo de adoecimento dentro de um marco socioinstitucional, traçando estratégias de intervenção e análise em saúde.
  • Compreender os processos de aprendizagem, bem como aqueles relacionados à saúde do trabalhador em contextos socioinstitucionais.
  • Compreender a dinâmica das organizações e sua repercussão sobre o funcionamento psicológico humano.

 

Conteúdos Curriculares:

Trata-se de uma disciplina eminentemente prática, que dá sequência às atividades desenvolvidas no Estágio da Ênfase A I.

 

Metodologia:

A prática de estágio segue a metodologia da problematização, a partir da qual o estudante realiza um levantamento de demanda/necessidades, desenvolve uma proposta de intervenção e a executa. Este processo é acompanhado por supervisor acadêmico, em encontros semanais, que poderão ser coletivos ou individualizados, conforme a necessidade e andamento das atividades de estágio.

Avaliação:

A avaliação do estágio seguirá a normatização presente no regulamento de estágios do Curso de Psicologia.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

GRANDESSO, Marilene; BARRETO, Miriam Rivalta (Org.). Terapia comunitária: tecendo redes para a transformação social: saúde, educação e políticas públicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

GARCÍA SÁNCHEZ, Jesús-Nicasio. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

 

Bibliografia Complementar

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

STORTI, Adriana Troczinski (et al). Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: Edifapes, 2013.

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5ed. São Paulo: Atlas, 2003.

CAMPOS, Gastão Wagner de Souza [et al.] Tratado de Saúde Coletiva.2ed. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, São Paulo: Hucitec, 2012

CENCI, Cláudia Mara Bosetto; MAURINA, Leda Rubia Corbulina; WAGNER, Márcia Fortes (orgs). Intervenções em Psicologia: transitando em diferentes contextos. Passo Fundo. IMED, 2009