Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: INTERVENÇÕES EM PROCESSOS PSICOSSOCIAIS

Código: 70-1029             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Apresenta recursos teórico-metodológicos para intervenção junto a coletivos sociais na área da saúde pública e da assistência social. Enfatiza as relações existentes entre subjetividade, saúde e a constituição do sujeito. Subsidia a abordagem de questões referentes a vulnerabilidade social a partir da compreensão da estrutura e funcionamento das redes sociais.

 

Objetivos:

        • Capacitar para realização da análise de necessidades;
        • Proporcionar a análise dos programas de intervenção;
        • Trabalhar as pesquisas referentes ao contexto da saúde pública e das redes envolvendo as instituições sociais-comunitárias

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Intervenções em Psicologia Social
  2. Metodologia em psicologia social comunitária: aspectos éticos das intervenções comunitárias, conceito de comunidade e participação comunitária, conscientização, autoanálise e auto-gestão, assessoramento comunitário; análise de políticas públicas.
  3. Intervenção em saúde pública, comunidade e redes sociais na perspectiva da clínica ampliada: trabalho com grupos, visitas domiciliares, trabalho em equipe, acompanhamento terapêutico e acolhimento e terapia comunitária.
  4. Projeto de intervenção: a identificação da demanda em saúde pública, a concepção de um problema social comunitário; análise de necessidades; construção de programas de intervenção; avaliação de programas e resultados;
  5. Temas e perspectivas em psicologia social e Psicologia comunitária.

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

 

BIBLIOGRAFIA

CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org). Psicologia Social Comunitária da Solidariedade à Autonomia. Petrópolis: Vozes, 2007.

GÓIS, C. W. L. Psicologia Comunitária: atividade e consciência. Fortaleza: Publicações Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, 2005.

FERREIRA, Rita Campos. Psicologia social e comunitária: fundamentos, intervenções e transformações 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.

 

Bibliografia Complementar

AMARO, Sarita. Visita domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.

BAUMAN, Zigmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

GRANDESSO, Marilene; BARRETO, Miriam Rivalta (Org.). Terapia comunitária: tecendo redes para a transformação social: saúde, educação e políticas públicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

GUARESCHI, Neuza; Maria de Fátima et al. (orgs.). Psicologia, formação, política e produção em saúde. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

SLUZKI, Carlos E. A Rede Social como Prática Sistêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.