Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ESTÁGIO BÁSICO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Código: 70-1028             

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:40)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

O estágio integra as disciplinas até então estudadas, constituindo-se como espaço para o exercício das habilidades e competências relacionadas a estas disciplinas. Proporciona experiência prática de acompanhamento de psicodiagnóstico.

 

2. OBJETIVOS

  • Observar e conhecer o processo de Avaliação Psicológica em contexto Clínico (Psicodiagnóstico).
  • Elaborar um “Diário de Campo” do Psicodiagnóstico que acompanha, que inclui relato de atendimento
  • Pesquisar no referencial pertinente (Literatura Científica manuais de instrumentos sobre objetivos, aplicação e levantamento de instrumentos)
  • Auxiliar no Levantamento de instrumentos e testes psicológicos utilizados na Avaliação Psicológica
  • Elaborar um Relatório de Estágio no qual demonstra a apropriação do processo realizado (em todas as suas etapas).

 

Conteúdos Curriculares:

Acompanhamento de um processo de Avaliação Psicológica

 

Metodologia: Conforme descrito no Apêndice A do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia

 

Avaliação: Conforme descrito no Apêndice A do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D.R.; TRENTINI, C.M.; KRUG, J.S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

COHEN, Ronald Jay; SWERDLIK, Mark E.; STURMAN, E. Testagem e avaliação psicológica. Grupo A, 2014.  

TRINCA, Walter (Org.). Diagnóstico psicológico: a prática clínica. São Paulo: E.P.U., 2001.

 

Bibliografia Complementar

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

LINS, M.R.C.; BORSA, J. C. Avaliação Psicológica.  Rio de Janeiro: Vozes, 2017

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GORESTEIN, Clarice; WANG, Yuan-Pang; HUNGERBUHLER, Ines. Instrumentos de avaliação em saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2016.

TRINCA, Walter (Org.). Formas Lúdicas de Investigação em Psicologia. São Paulo: Vetor Editora, 2020.