Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA CLÍNICA HUMANISTA

Código: 70-1026        

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Apresenta e conceitua a Psicologia Clínica Humanista focada na Abordagem Centrada na Pessoa, caracterizando as atitudes fundamentais do terapeuta, a teoria da personalidade e a psicopatologia fenomenológica. Discute a experiência de Grupos de Encontro como forma de trabalho na clínica humanista, bem como discute o Plantão Psicológico.

 

Objetivos:

  • Oportunizar o estudo da Psicologia Clínica Humanista - Abordagem Centrada na Pessoa proposta por Carl Rogers;
  • Estudar as atitudes fundamentais do terapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa e a teoria da personalidade presente na abordagem;
  • Caracterizar o trabalho com grupos de encontro como um fazer do psicólogo orientado pela Abordagem Centrada na Pessoa
  • Analisar o atendimento na modalidade de Plantão Psicológico na Abordagem Centrada na Pessoa

 

Conteúdos Curriculares:

1- Psicologia Humanista - Abordagem Centrada na Pessoa

2- Como poderei ajudar os outros? - Atitudes favorecedoras;

3- O Processo de Tornar-se Pessoa - A Psicoterapia como processo

4- Uma filosofia de Pessoa - Teoria da Personalidade

4- Psicopatologia fenomenológica

5- Abordagem Centrada na Pessoa em diferentes contextos

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositivo dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ROGERS, Carl R.; KINGET, G. Marian. Psicoterapia e relações humanas: teoria e prática da terapia não-diretiva. 1. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1975. 2 v.

ROGERS, Carl R.; KINGET, G. Marian. Psicoterapia e relações humanas: teoria e prática da terapia não-diretiva. 2. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1977.

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. 2. ed. Lisboa: Martins Fontes, 1973.

 

Bibliografia Complementar

AXLINE, Virginia M. Dibs: em busca de si mesmo. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.

JUSTO, Henrique. Cresça e faça crescer: Carl Rogers - teoria da personalidade, aprendizagem centrada no aluno, psicologia humanista. 7. ed. Canoas: La Salle, 2001.

ROGERS, Carl R. Grupos de encontro. Lisboa: Moraes, 1972.

ROGERS, Carl R.; ROSEMBERG, Rachel L. A pessoa como centro. São Paulo: E.P.U., 1977.

ROGERS, Carl R. A terapia centrada no paciente. São Paulo: Martins Fontes, 1975.