Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: INTERVENÇÕES PSICANALÍTICAS

Código: 70-1025             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Propõe a compreensão psicodinâmica do sofrimento psíquico, bem como os conceitos básicos da psicopatologia e nosologia psicanalítica. Apresenta e conceitua a psicoterapia psicanalítica como método de tratamento para o sofrimento psíquico. Estuda as abordagens psicanalíticas no que se refere à técnica e objetivos. Aborda as intervenções psicanalíticas no contexto social e na contemporaneidade.

 

Objetivos:

        • Avaliar as possibilidades de intervenção psicoterapêutica de abordagem psicanalítica considerando a compreensão psicodinâmica do sofrimento psíquico;
        • Analisar  transtornos psicopatológicos dentro de uma perspectiva psicodinâmica;
        • Apresentar os dispositivos diagnósticos e terapêuticos da abordagem psicanalítica.
        • Capacitar para as diferentes intervenções nos vários contextos da clínica psicanalítica.
        • Trabalhar os parâmetros éticos e técnicos das intervenções psicoterapêuticas realizadas a partir da abordagem psicanalítica.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Introdução a clínica psicodinâmica dos transtornos psíquicos: Diagnóstico descritivo versus Diagnóstico psicodinâmico.

2. Transferência e contratransferência

3. Neuroses: Conceituação, estrutura, psicogênese e manejo clínico  

4. Psicoses: Conceituação, estrutura, psicogênese e manejo clínico

5. Perversões: Conceituação, estrutura, psicogênese e manejo clínico

6. Estados limítrofes: Conceituação, estrutura, psicogênese e manejo

7. Atividade interpretativa e análise do inconsciente.

8. Psicanálise e Intervenções Sociais

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FIORINI, Hector. J. Estruturas e abordagens em psicoterapias psicanalíticas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ZIMERMAN, David. E. Manual da técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GABBARD, Glen. Psiquiatria psicodinâmica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

 

Bibliografia Complementar

LAPLANCHE, Jean.; PONTALIS, Jean-Bertrand Lefebvre. Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE. Psicanálise e intervenções sociais. Porto Alegre: APPOA, 2011.

CALLIGARIS, Contardo. Introdução a clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FREUD, Sigmund. Fragmentos da análise de um caso de histeria. In: ESB Obras Completas. v. VII. Rio de Janeiro, Imago, 1987.

____. Notas sobre um caso de neurose obsessiva. In: ESB Obras Completas. v. X. Rio de Janeiro, Imago, 1987.