Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: INTERVENÇÕES CLÍNICAS NA ABORDAGEM SISTÊMICA

Código: 70-1024             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Compreende o processo de avaliação e diagnóstico sistêmico. Estuda o planejamento e etapas do processo de psicoterapia. Apresenta e conceitua as intervenções terapêuticas na abordagem sistêmica envolvendo o trabalho com indivíduos, casais e famílias.

 

Objetivos:

  • Compreender o processo de diagnóstico e de psicoterapia sistêmica;
  • Estudar a teoria e as técnicas psicoterápicas referentes à teoria sistêmica;
  • Instrumentalizar para a condução de intervenções terapêuticas com famílias, casais e indivíduos.

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Avaliação e diagnóstico da estrutura e da dinâmica familiar;
  2. Técnicas de intervenções terapêuticas segundo as Escolas clássicas de Terapia Sistêmica;
  3. Técnicas de intervenções terapêuticas segundo as Escolas pós-modernas de Terapia Sistêmica;
  4. Etapas do processo psicoterápico em terapia de família:
    1. Encaminhamento, avaliação da demanda e diagnóstico;
    2. Estabelecimento de objetivos;
    3. Primeiras sessões;
    4. Desenvolvimento do processo terapêutico;
    5. Fim do tratamento.
  5. Fundamentos teórico-técnicos da terapia de casal:
    1. Constituição do subsistema conjugal: escolha do parceiro
    2. Dinâmica da relação conjugal
    3. Divórcio e recasamento
  6. Etapas do processo psicoterápico em terapia de casal:
    1. Encaminhamento, avaliação da demanda e diagnóstico;
    2. Estabelecimento de objetivos;
    3. Primeiras sessões;
    4. Desenvolvimento do processo terapêutico;
    5. Fim do tratamento.
  7. Características da psicoterapia individual sistêmica;
  8. Etapas do processo psicoterápico em terapia individual:
    1. Encaminhamento, avaliação da demanda e diagnóstico;
    2. Estabelecimento de objetivos;
    3. Primeiras sessões;
    4. Desenvolvimento do processo terapêutico;
    5. Fim do tratamento.
  9. Psicopatologias e terapia sistêmica.

 

Metodologia:

As aulas serão desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositivo-dialogadas. Estas atividades irão perfazer 60h. Conta, ainda, com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h, nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatórios de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BOSCOLO, Luigi; BERTRANDO, Paolo. Terapia sistémica individual. 2. ed. Buenos Aires: Amorrortu, 2008.

NICHOLS, Michael P.; SCHWARTZ, Richard C. Terapia familiar: conceitos e métodos. 7. ed Porto Alegre: Artmed, 2007.

WALSH, Froma. Processos Normativos da Família: Diversidade e Complexidade. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

 

Bibliografia Complementar

ANDOLFI, Maurizio. A linguagem do encontro terapêutico. Porto Alegre: Artmed, 1996.

AUN, Juliana Gontijo; VASCONCELLOS, Maria José Esteves de; COELHO, Sônia Vieira. Atendimento sistêmico de famílias e redes sociais: O processo de atendimento sistêmico vol. 2, tomo 2. Belo Horizonte: Ophicina de Arte & Prosa, 2007.

BAPTISTA, Makilin Nunes; TEODORO, Maycoln L. M. (Org.). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020.

CARTER, Betty; McGOLDRICK, Monica. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

MINUCHIN, S.; NICHOLS, M. P.; LEE, W-Y. Famílias e casais: do sintoma ao sistema. Porto Alegre: Artmed, 2009.