Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA IV

Código: 70-1017              

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Estuda a avaliação psicológica e suas etapas, apontando os métodos e técnicas utilizados pela Psicologia para sua operacionalização. Contextualiza o psicodiagnóstico como uma avaliação psicológica clínica e a diferencia de  outros contextos de aplicação da avaliação psicológica. Aborda o planejamento de avaliação psicológica clínica de acordo com objetivo, público-alvo e contexto, de forma coerente com os referenciais teóricos adotados. Discute usos e limitações de diferentes técnicas de avaliação psicológica. Contextualiza o Psicodiagnóstico nas diferentes fases do desenvolvimento. Apresenta noções básicas do uso da Avaliação Psicológica como uma intervenção.

 

OBJETIVOS:

  • Elucidar os conceitos, os objetivos e as etapas do processo de avaliação psicológica em diferentes contextos,
  •  Conceituar Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico  como Avaliação Psicológica na Clínica
  • Identificar as Etapas do Psicodiagnóstico/ Avaliação Psicológica Clínica
  • Conhecer como se avalia a demanda  em um Psicodiagnóstico
  • Conhecer como se faz o  Planejamento  da avaliação em um contexto clínico  (Definir e conhecer    técnicas e instrumentos de avaliação  - entrevista, anamnese e testagem);
  • Conhecer o Desenvolvimento  de um psicodiagnóstico
  • Conhecer como se faz a devolução dos Resultados (Redigir laudo, parecer, atestado e declaração)
  • Contextualizar o Psicodiagnóstico nas diferentes fases do desenvolvimento
  • Conhecer aspectos básicos da Avaliação Psicológica como uma intervenção-
  • Problematizar a avaliação e discuti-la através de Estudos de Caso.

 

CONTEÚDOS:

  1. Avaliação Psicológica e seus diferentes contextos
  2. Rapport na avaliação psicológica;
  3. Psicodiagnóstico como Avaliação Psicológica Clínica
  4. Etapas do Psicodiagnóstico
    1. Avaliação da demanda
    2. Planejamento da Avaliação
    3. Desenvolvimento da Avaliação
      1. Entrevista,
      2. Observação de comportamento
      3. Exame do Estado Mental
      4. Genograma,
    1. Desenvolvimento da Avaliação
    2. Hora de jogo
    3. Comparação e integração de diferentes fontes obtidas na avaliação psicológica
    4. Devolução dos resultados (laudos e documentos psicológicos, devolução verbal)
    1. Casos ilustrativos:
      1. Processo psicodiagnóstico na infância
      2. Processo psicodiagnóstico na adolescência
      3. Processo psicodiagnóstico em adultos
      4. Processo psicodiagnóstico em idosos
      5. Avaliação Terapêutica (AT)
        1. Caso Clínico de AT

     

    Metodologia:

    As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

     

    Avaliação:

    A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

     

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D.R.; TRENTINI, C.M.; KRUG, J.S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

LINS, M.R.C.; BORSA, J. C. Avaliação Psicológica.  Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

HUTZ. C.S.  Avaliação Psicológica nos Contextos de Saúde e Hospitalar. Porto Alegre:  Grupo A, 2019.

 

Bibliografia Complementar

AFFONSO, Rosa Maria Lopes.  Ludodiagnóstico: investigação clínica através do brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 2012.

FINN, S. Pela perspectiva do cliente: Teoria e Técnica da Avaliação terapêutica. São Paulo: Hogrefe, 2017.

FIRST, Michael B. Entrevista Clínica Estruturada para os Transtornos do DSM-5. Porto Alegre: Grupo A, 2017.

LINS, M.; MUNIZ, M.; CARDOSO. L. Avaliação psicológica infantil. São Paulo: Hogrefe, 2018.

MALLOY-DINIZ. Leandro; MATTOS, Paulo; ABREU, Neander; FUENTES, Daniel.  Neuropsicologia. Porto Alegre: Grupo A, 2016.