Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

Código: 70-1016              

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:40)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

O estágio tem caráter integrador de disciplinas até então estudadas, constituindo-se como um espaço para o exercício das habilidades e competências relacionadas a estas disciplinas, destacando-se as técnicas de observação e descrição de fenômenos psicológicos, sociais e/ou comportamentais.

 

Objetivos:

  • Reconhecer a importância da observação como recurso necessário para o estudo e compreensão de fenômenos psicológicos.
  • Elaborar um plano de observação e/ou de experimentação de acordo com objetivos específicos.
  • Estabelecer uma relação profissional para com os sujeitos ou instituições que venham a ser colaboradores no estágio, pautadas pela ética profissional.
  • Implementar procedimentos de observação e/ou experimentação relacionados à psicologia do desenvolvimento ou processos psicológicos básicos.
  • Articular dados de observação e/ou de experimentação com teorias psicológicas pertinentes.

 

Conteúdos Curriculares:

  1. Planejamento de observação
  2. Desenvolvimento de observação e registro
  3. Articulação de dados observados com fundamentação teórica adequada ao tema observado.

 

 Metodologia:

O desenvolvimento desta disciplina envolve a aplicação de conhecimentos e habilidades desenvolvidas em semestres anteriores. Os acadêmicos irão desenvolver um projeto de observação, implementar este projeto e coletar dados derivados da observação, articulando-os com a teoria por meio de um relatório final. Serão realizados encontros de supervisão/orientação individual e/ou grupal com um professor orientador do estágio.

 

Avaliação:

A avaliação do estágio será feita pelo supervisor e/ou pelo professor titular da disciplina, para cada estagiário, levando em consideração sua frequência e participação nas supervisões, seu desempenho (comprometimento, adequação teórico / prática e postura ética) ao longo do estágio e a qualidade do seu relatório e/ou artigo, tanto em seus aspectos formais quanto de conteúdo, conforme as orientações passadas pelo supervisor.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ANGROSINO, M. V. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Ensinando observação: uma introdução. 4. ed. São Paulo: Edicon, 1999.

DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Aprendendo a observar. 2. ed. São Paulo: Edicon, 2011.

 

Bibliografia Complementar

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Artmed, 2012.

STAKE, Robert E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Artmed, 2011.

OLSEN, Wendy. Coleta de dados: debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Porto Alegre: Penso, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FAGUNDES, Antônio Jayro da Fonseca Motta. Descrição, definição e registro de comportamento: um texto didático, com exercícios, para iniciação em observação sistemática de comportamento. 12. ed. São Paulo: Edicon, 1999.