Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOPATOLOGIA I

Código: 70-1014             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Estuda os conceitos de psicopatologia, saúde e transtorno mental, bem como sua evolução até a atualidade. Apresenta o conceito de diagnóstico nosográfico e sua importância para a clínica psicológica, diferenciando diagnóstico categórico e dimensional. Apresenta os principais sistemas de classificação nosográfica (CID-10 e DSM 5). Apresenta as principais Síndromes Psicopatológicas, exemplificando-as através de casos clínicos.

 

Objetivos:

  • Conceituar Saúde Mental e discutir sua evolução até a atualidade
  • Conceituar Semiologia e Psicopatologia
  • Diferenciar Sintoma, Sinal, Síndrome e Transtorno
  • Diferenciar Diagnóstico e Prognóstico
  • Diferenciar Diagnóstico Categórico e Dimensional
  • Conhecer os principais campos da Psicopatologia
  • Relacionar a Psicopatologia com suas Áreas Afins ( neurociência, filosofia, sociologia )
  • Conhecer os principais sistemas de classificação psicopatológica ( CID-10 e DSM-5 ) e sua evolução até a atualidade
  • Conhecer as principais Síndromes Psicopatológicas
  • Entrar em contato com exemplos práticos através de casos clínicos

 

Conteúdos Curriculares:

1.   Introdução a Semiologia e a Psicopatologia

2.   Campos da Psicopatologia

3.   Psicopatologia e áreas afins ( filosofia, neurociência, sociologia )

4.   Diagnóstico Psicopatológico

5.   Sintoma, Síndrome, Transtorno

6.   Síndromes Ansiosas

7.   Síndromes Depressivas

8.   Síndromes Maníacas

9.   Síndromes Psicóticas

10.   Síndromes Disruptivas da Infância e Adolescência

11.   Síndromes Alimentares

12.   Síndromes Demenciais

13. Sexualidade e Psicopatologia

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DALGALARRONGO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed

 

Bibliografia Complementar

BERTOLOTE, José Manoel (Org.). Glossário de termos de psiquiatria e saúde mental da CID-10 e seus derivados. Porto Alegre: Artmed, 1997.

BOARATI, Miguel Angelo; PANTANO, Telma; SCIVOLETTO Sandra. Psiquiatria da infância e adolescência: cuidado multidisciplinar. Barueri, SP: Manole, 2016.  

CARREIRO, C.A.M. D. Psiquiatria clínica. MedBook Editora, 2017.

ROBERTS, Laura Weiss. Guia de Estudo para o DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2017

KAPLAN, Harold.; SADDOCK, Benjamin. Compêndio de psiquiatria. 11. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017.