Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: TEORIA E PROCESSOS DE GRUPO

Código: 70-1011              

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos: 4

 

Ementa:

Apresenta o conceito de grupo no campo da Psicologia, em uma perspectiva histórica. Estuda diferentes abordagens teóricas e metodológicas sobre processos grupais. Estuda os processos grupais, sua estruturação e dinâmica, apresentando os métodos e técnicas de intervenção no contexto grupal, tendo como pressupostos a ciência psicológica.

 

Objetivos:

  • Promover o conhecimento das diversas teorias e metodologias grupais, assim como as diferentes teorias acerca de grupo;
  • Abordar os principais elementos que estruturam os processos e as dinâmicas grupais.
  • Evidenciar os diferentes papéis e fenômenos do campo grupal.
  • Experienciar técnicas de grupo
  • Desenvolver projetos aplicáveis em diferentes contextos grupais

 

 

Conteúdos Curriculares:

1. O que é grupo:

1.1. Conceito de grupo;

1.2. Origens da dinâmica de grupo e histórico.

2. Teoria de grupo, aspectos teórico-metodológicos:

2.1. Kurt Lewin;

2.2. Rogers;

2.3. Moreno;

2.4. Pichon-Riviere;

2.5. Bion.

3. Fundamentos técnicos:

3.1.O Setting Grupal

    3.2.1. Seleção e grupamento;

    3.2.2 Enquadre;

    3.2.3 Resistência e contra-resistência;

    3.2.4 Transferência e contratransferência;

4. Exercício da coordenação:

4.1- Papel do coordenador

4.2 -Tarefas básicas

5. Estruturação do Grupo:

5.1- Critérios;

5.2- Como iniciar um grupo;

5.3- Objetivos;

5.4- Metodologias;

5.5- Contrato

 

Metodologia:

As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

OSÓRIO. Luiz Carlos. Psicologia Grupal: uma nova disciplina para o advento de uma nova era. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

OSÓRIO, Luiz Carlos. Grupos: teorias e práticas - acessando a era da grupalidade . Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZIMERMAN, David E.; OSÓRIO, Luiz Carlos. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artmed, 1997.

 

Bibliografia Complementar

CASTILHOS, Áurea. A Dinâmica do Trabalho de Grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

FREUD, Sigmund. Psicologia de Grupo e análise do Ego. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1980. V. 18, 1921.

ZIMERMAN, David E. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MINICUCCI, Agostinho. Dinâmica de grupo: teorias e sistemas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BION, Wilfred R. Experiências com grupos: os fundamentos da psicoterapia de grupo. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1985.