Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR I - PSICOLOGIA

Código: 70-1009              

Carga Horária: (Teórica: )  (Prática:60)   Nº de Créditos:3

 

 

Ementa:

Desenvolvimento e apresentação de projeto multidisciplinar e extensionista, integrando disciplinas do curso de Psicologia.

 

Objetivos:

  • Desenvolver competências e habilidades em psicologia, de modo inovador, científico, empreendedor e interdisciplinar, permitindo a integração teoria-prática, o trabalho em equipe e o aprendizado autônomo, bem como a construção de uma visão sistêmica à problematização e contextualização de problemas reais. Além disso, visa a  compreensão do papel do psicólogo no mercado de trabalho e a sua importância como agente transformador social.

 

Conteúdos Curriculares:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares entre disciplinas do curso de Psicologia

 

Metodologia:

O Projeto Integrador 1 será desenvolvido por meio da integração e aplicação prática de conteúdos da área de Desenvolvimento Humano, Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo Vital e das disciplinas do semestre e anteriores, cujo tema será definido pelo Núcleo Docente Estruturante do curso em semestre anterior. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 50 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI), o Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Bookman/Artmed, 2009.

MURTA, Sheila Giardini; LEANDRO-FRANÇA, Cristineide; SANTOS, Karine Brito DOS; POLEJACK, Larissa. Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, Planejamento e estratégias de intervenção. Porto Alegre: Sinopsys, 2015.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

Bibliografia Complementar

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GONÇALVES, Maria da Graça M. Psicologia, subjetividade e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Aprendendo a observar. 2. ed. São Paulo: Edicon, 2011.

KOLLER, Sílvia Helena (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano: pesquisa e intervenção no Brasil. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.