Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO B

Código: 70-1007         

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Estuda os ciclos vitais a partir da adolescência, na perspectiva biopsicossocial, tendo como pano de fundo o contexto cultural. Aborda as características típicas da adolescência, da vida adulta e da velhice, a partir de diferentes referenciais teóricos.

 

Objetivos:

  • Discutir as características desenvolvimentais típicas da adolescência, da idade adulta e da velhice.
  • Estudar a dinâmica do desenvolvimento adolescente em termos das crises esperadas, desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
  • Abordar as relações interpessoais desenvolvidas na idade adulta bem como as crises deste momento do ciclo de vida.
  • Elucidar as características da velhice em idosos jovens e idosos avançados.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Adolescência:

1.1. Puberdade e adolescência;

1.2. Teorias da adolescência;

1.3. Perspectiva psicanalítica;

1.4. Perspectiva interacionista;

1.5. Perspectiva funcionalista;

1.6. Problemáticas familiares e socioculturais da passagem adolescente.

2. Vida adulta:

2.1. Características do jovem adulto (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos);

2.2. Prováveis experiências vivenciadas na vida do jovem adulto (papéis sexuais, escolha do cônjuge, dinâmica das relações conjugais, geração canguru, início e manutenção da família, maternidade, paternidade, profissão, estabilidade na escolha profissional, independência econômica);

2.3. Meia Idade (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos);

2.4. Prováveis experiências vivenciadas na meia-idade (condições e mudanças na saúde, climatério, vida sexual, filhos adolescentes, ninho vazio, dinâmica das relações conjugais, laços de parentesco, aparência, geração de comando, desemprego, estresse ocupacional).

3. Velhice

3.1. Características da velhice (ajustamento às alterações na família, às alterações corporais, aposentadoria, saúde, amigos, luto).

3.2. O ciclo de vida familiar.

4. Diversidade cultural e desenvolvimento adolescente e adulto.

 

Metodologia:

O desenvolvimento da disciplina seguirá metodologias ativas e problematizadoras bem como aulas expositivas dialogadas, seminários, atividades em pequenos grupos. Contará também com trabalhos discentes efetivos como atividades de pesquisa e extensão.

 

Avaliação:

A avaliação das aprendizagens contará com provas, seminários e atividades de grupo, compondo 80% da média final da disciplina. O Trabalho Discente Efetiva corresponderá a 20% da média final da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ABERASTURY, Arminda. Adolescência Normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

BEE, Hellen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013.

 

Bibliografia Complementar

BELSKI Janet. Desenvolvimento Humano: Experienciando o Ciclo da Vida: Artmed, 2010.

BLOS, Peter. Adolescência: uma interpretação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BLOS, Peter; HOFMEISTER, Maria Rita (Trad.). Transição adolescente: questões desenvolvimentais. Porto Alegre: Artmed, 1996.

PAPALIA, Diane. E.; OLDS, Sally. W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

OUTEIRAL, José. Adolescer: estudos sobre adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

_____________________________________________________________________________