Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: FUNDAMENTOS FENOMENOLÓGICO, EXISTENCIAIS E HUMANISTAS

Código: 70-1005             

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Aborda a epistemologia, origem e pressupostos básicos das escolas psicológicas de base humanista existencial e fenomenológica. Principais conceitos, autores e desdobramentos teóricos na atualidade.

 

Objetivos:

  • Introduzir os conceitos fundamentais e os principais autores das Psicologias Fenomenológica, Existencial e Humanista.
  • Analisar o uso do método fenomenológico na pesquisa em psicologia.
  • Introduzir a leitura dos principais teóricos das teorias fenomenológica, existencial e humanista.
  • Possibilitar a discussão das questões contemporâneas a partir dos referenciais das psicologias fenomenológica, existencial e humanista.
  • Conhecer possibilidades de intervenções psicológicas dentro dos referenciais das teorias fenomenológica, existencial e humanista.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Contexto científico-filosófico no surgimento da Fenomenologia.

2. A Fenomenologia de Edmund Husserl.

2.1 - O método fenomenológico

2.2 - O método fenomenológico na pesquisa em psicologia

3. A Fenomenologia-existencial de Martin Heidegger;

4. Kierkegaard – o precursor do existencialismo

5. O existencialismo de Sartre

6. A psicoterapia fenomenológico – existencial contemporânea

7. A influência da fenomenologia existencial:

a. No psicodrama

b. Na Gestalt - terapia

c. Movimento Humanista nos EUA;

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivo-dialogadas, seminários e exibição de audiovisuais ao longo de 60h. Conta ainda com 20h de trabalhos discentes efetivos.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será dividida em duas partes, uma referente a 60h aula presenciais em que poderão ser realizadas provas, trabalhos avaliativos em grupos e seminários. Tal avaliação comporá 80% da média final da disciplina, complementada de 20% relativo ao trabalho discente efetivo.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça. Matrizes do pensamento psicológico. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

ROGERS, Carl R.; FERREIRA, Manuel José do Carmo; LAMPARELLI, Alvamar (Trad.). Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: M. Fontes, 1999.

 

Bibliografia Complementar

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto; FEIJO, Ana Maria L.C.; AZEVEDO, Débora Candido; OLIVEIRA, Robson Luiz. Psicoterapia Fenomenológico-Existencial. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

HOLANDA, Adriano Furtado; PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia do cuidado e do cuidar – perspectivas multidisciplinares. Juruá Editora, 2011.

SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt-Terapia de Curta Duração. 3 ed. São Paulo: Summus Editorial, 2009.

ROGERS, Carl R.; PROENÇA, Joaquim L (Trad.). Grupos de encontro. Lisboa: Moraes, 1972.