Departamento de Ciências Humanas Disciplina: FUNDAMENTOS DA TEORIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Código: 70-1002 Carga Horária: (Teórica: 80) (Prática:) Nº de Créditos:4
Ementa: Estuda as origens da terapia cognitivo-comportamental, desde o behaviorismo. Apresenta o modelo cognitivo e os princípios da terapia cognitivo-comportamental. Discute a compreensão do ser humano na perspectiva cognitivo-comportamental. Aborda as sessões de avaliação, estruturação das sessões e plano de tratamento. Introduz as intervenções cognitivo-comportamentais.
Objetivos:
Conteúdos Curriculares: 1. Principais conceitos do behaviorismo
2. Passagem do entendimento comportamentalista para o cognitivista
3. Introdução à terapia cognitivo-comportamental
4. Visão geral do tratamento
5. O modelo cognitivo
6. Sessões de avaliação em terapia cognitivo-comportamental
7. Estruturação das sessões
8. Distorções cognitivas 9. Conceituação cognitiva 10. Introdução às técnicas cognitivo-comportamentais 11. Terapias contextuais (terceira geração)
Metodologia: As aulas são desenvolvidas por meio de atividades de grupos, seminários e aulas expositiva dialogadas. Estas atividades perfazem 60h. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.
Avaliação: A avaliação da disciplina é realizada por meio de provas, atividades de grupo, seminários, relatório de atividades ou visitas técnicas que correspondem a 80% da média final da disciplina. As atividades realizadas sob forma de Trabalho Discente Efetivo compreenderão 20% da média final da disciplina. As atividades avaliativas vinculadas às aulas perfazem 80% da média final do aluno e o Trabalho Discente efetivo corresponderá a 20% da média final
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Bibliografia Básica ANDRETTA, Ilana; OLIVEIRA, Margareth da Silva. (Org.). Manual prático de terapia cognitivo-comportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. BECK, Judith S. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997. THASE, Michael E.; WRIGHT, Jesse H.; BASCO, Mônica R. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Bibliografia Complementar BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely A. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. BECK, Aaron T.; ALFORD, Brad A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. RANGÉ, Bernard. P. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2001. SALKOVSKIS, Paul M. Fronteiras da terapia cognitiva. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
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