Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA EM PSICOLOGIA

Código: 70-1001             

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Apresenta, discute e exercita técnicas de observação e descrição do comportamento humano. Estuda critérios para definição e escolha de objetivos observacionais, indicando diferenças entre observação estruturada e não estruturada, e entre observação externa e interna (participante). Enfatiza o uso de critérios para assegurar validade, confiabilidade e rigor à prática da observação. Definição e caracterização da entrevista psicológica como estratégia e como campo de investigação.

 

Objetivos:

  • Avaliar a importância da observação no cotidiano profissional do psicólogo.
  • Propiciar a descrição dos ambientes, situações e comportamentos.
  • Discutir os diferentes métodos de observação.
  • Justificar escolhas metodológicas de acordo com os objetivos, o objeto e a situação de observação.
  • Definir a entrevista psicológica e caracterizá-la como uma estratégia de intervenção e de investigação.  

 

Conteúdos Curriculares:

1. A importância da observação e da descrição em psicologia.

2. Relação entre texto (foco) e contexto (pano de fundo) em uma situação de observação.

3. A observação nos modelos etológico, etnográfico e comportamental.

4. Tipos de Observação:

a. Estruturada e não-estruturada.

b. Observação à distância e observação participante.

5. Técnicas de registro de observações.

6. Validade e Confiabilidade de Observações

7. O uso de diferentes métodos de observação para atender critérios de rigor científico;

8. Uso de equipamentos como gravadores e vídeos em situações de observação.

9. Definição de Entrevista em Psicologia;

10. Tipos de entrevistas em Psicologia;

11. Enquadramento nas entrevistas em Psicologia;

12. Contrato psicológico;

 

Metodologia:

O desenvolvimento da disciplina contará com aulas expositivas e dialogadas, seminários, atividades teórico-práticas de observação e de entrevista, trabalhos em grupos. Estas atividades serão desenvolvidas ao longo de 60 horas da disciplina. As demais 20 horas serão desenvolvidas com Trabalhos Discentes Efetivos, em atividades de Pesquisa e Extensão.

 

Avaliação:

A avaliação será realizada a partir da entrega e apresentação das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, provas e trabalhos individuais e/ou grupais, relatos de observações e entrevistas. O trabalho discente efetivo implicará em 20% da média final da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ANGROSINO, M. V. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Ensinando observação: uma introdução. 4. ed. São Paulo: Edicon, 1999.

MORRISON, James. Entrevista inicial em saúde mental. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

Bibliografia Complementar

BLEGER, José. Temas em Psicologia: entrevistas e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MACEDO, Mônica e CARRASCO, Leanira. K. (Org..) (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interação humana. Porto Alegre: Casa do Psicólogo, 2005.

SILVARES, Edwinges. Ferreira e Gongora, Mari. Psicologia clínica e comportamental: a inserção da entrevista com adultos e crianças. São Paulo: EDICON, 1998.

FOGAÇA, Mônica; PECORARI, Ana Carlota Niero. COPE 1: Ciências, observação, pesquisa e experimentação. São Paulo: Quinteto, 2000.

OLIVEIRA JR., José Martins de (Et al.). Os múltiplos olhares na área da pesquisa: da observação ao conhecimento. Sorocaba: EDUNISO, 2011.