Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A

Código: 70-1000              

Carga Horária: (Teórica: 80)  (Prática:)   Nº de Créditos:4

 

Ementa:

Apresenta e discute o conceito de desenvolvimento em Psicologia e sua perspectiva histórica. Estuda o desenvolvimento e a constituição psíquica da criança, desde o período pré-natal até a pré-adolescência, abrangendo aspectos biopsicossociais de acordo com diferentes perspectivas teóricas.

 

Objetivos:

  • Discutir as diferentes teorias sobre desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança.
  • Apresentar as características típicas do desenvolvimento infantil.
  • Abordar as características do contexto que influenciam o desenvolvimento infantil.
  • Estabelecer relações entre os diferentes processos de desenvolvimento.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Retrospectiva Histórica sobre a Infância.

2. Caracterização da Psicologia do Desenvolvimento (objeto de estudo, conceitos, mudanças ao longo do ciclo vital).

3. Principais Contribuições Teóricas na perspectiva do Desenvolvimento: (Sigmund Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, Margareth Mahler, Melanie Klein, Anna Freud, John Bowlby, Donald Winnicott, A. Bion e René Spitz).

4. Psicologia da Gravidez:

4.1. Pré-concepção;

4.2. Gravidez (I, II e III trimestres);

4.3. Puerpério.

5. Primeira Infância:

5.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 0 a 3 anos;

5.2. O recém-nascido e suas capacidades sensoriais e interacionais.

6. Segunda Infância:

6.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 3 a 6 anos.

7. Terceira Infância:

7.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 6-12 anos.

8. Diversidade cultural e desenvolvimento infantil: a cultura afro-brasileira, africana e indígena.

 

Metodologia:

O desenvolvimento da disciplina contará com aulas expositivas e dialogadas, seminários, atividades teórico-práticas de observação de crianças e entrevistas com gestantes, trabalhos em grupos. Estas atividades serão desenvolvidas ao longo de 60 horas da disciplina. As demais 20 horas serão desenvolvidas com Trabalhos Discentes Efetivos, em atividades de Pesquisa e Extensão.

 

Avaliação:

A avaliação dos estudantes será realizada por meio de relatos das observações e entrevistas, aprofundamento teórico, postura crítica e criatividade na apresentação de trabalhos expositivos e escritos e provas. O trabalho discente efetivo implicará em 20% da média final da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

PAPALIA, Diane e FELDMAN, Desenvolvimento Humano, Porto Alegre: Artmed, 2013.

BEE, Helen. O Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

MALDONADO, Maria Tereza. Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério. Petrópolis: Vozes, 2000.

 

Bibliografia Complementar

PAPALIA, Diane e OLDS, Sally, W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre. Artmed, 2000.

EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001

ERIKSON, Erik H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed, 1998

GOLSE, Bernard. O Desenvolvimento Afetivo e Intelectual da Criança. Porto Alegre: Artmed, 1998.

NEWCOMBE, Nora; BUCHWEITZ, Cláudia. O Desenvolvimento Infantil – abordagem de Mussen. Porto Alegre. Artmed, 1999.