Departamento Ciências sociais e aplicadas Disciplina: Liderança e Empreendedorismo Código: 60-1136 Carga Horária: 40h EAD Número de Créditos: 02
Ementa Desenvolver conceitos de Empreendedorismo. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações empreendedoras na era do conhecimento. Empreendedorismo, mudança, criação, iniciativa e inovação como desafios do administrador e das empresas. Como constituir uma empresa. Atualidades, novidades e tendências em empreendedorismo e em formação de empresas. Liderança.
Objetivos- Proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a importância do reconhecimento de suas características como empreendedor na gestão, possibilitando um melhor entendimento sobre seu próprio comportamento. - Despertar nos alunos uma postura empreendedora que os motive a construir projetos e desenvolver ideias de novos negócios.
Conteúdos CurricularesHistória da Gestão e Empreendedorismo; Conceitos de Empreendedorismo Os Mandamentos do Empreendedor; Perfil do empreendedor e do Executivo; Quem é empreendedor; Busca de novas oportunidade e de novos negócios; Visão sistêmica, inconformismo e iniciativa como ferramentas empreendedoras; Análise de risco; Busca de informações, Planejamento, Plano de Negócio e Plano de Marketing como ferramentas para empreender melhor; Planejamento e monitoramento; Persistência e comprometimento; Formas legais de constituição da Empresa; Estatuto e Contrato Social. Melhor enquadramento tributário, tamanho da empresa, forma societária; Como ser um empreendedor individual legalizado; Passos para Registro legal do empreendimento: como abrir a empresa; Empreendedores e a internet; Intraempreendedorismo; Business Model Generation (Canvas); Tópicos atuais, novidades e tendências na constituição de novas empresas.
MetodologiaO processo ensino aprendizagem será desenvolvido a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016.
AvaliaçãoA avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.
|
Bibliografia Básica CECCONELO, Antonio Renato; Ajzental, Alberto. A Construção do Plano de Negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2008. FERREIRA, Manuel Portugal. Ser Empreendedor: Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. São Paulo: Saraiva, 2010.
Bibliografia Complementar CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Marcia. Empreendedorismo: Decolando para o Futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. DEGEN, Ronald. O empreendedor: Empreender como opção de carreira São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura, 2007. DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito Empreendedor: Prática e Princípios. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 2000. RAMOS, Fernando Henrique. Empreendedores: Histórias de Sucesso. São Paulo: Saraiva, 2005.
|