Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: PSICOFARMACOLOGIA I

Código: 40-1286             

Carga Horária: (Teórica: 40)  (Prática:)   Nº de Créditos:2

 

Ementa:

Estuda a história, conceitualização e classificação dos psicotrópicos. Analisa a ação e o efeito dos psicofármacos sobre o sistema nervoso e suas influências nas emoções e no comportamento humano.

 

Objetivos:

  • Capacitar o aluno a identificar as características principais e correlacioná-las com o uso clínico dos psicofármacos de uso mais comum nos transtornos mentais.
  • Compreender o mecanismo de ação, efeitos colaterais, indicações clínicas, interações, dosagens e toxicidade dos psicofármacos de uso corrente na prática clínica.
  • Identificar as principais drogas psicotrópicas (nome genérico e comercial) utilizadas em psiquiatria.

 

 Conteúdos Curriculares:

  1. Introdução à farmacologia geral:
  2. Conceitos e divisões;
  3. Farmacocinética e farmacodinâmica;
  4. Características físico-químicas das drogas.
  5. Aspectos fisiológicos da transmissão sináptica;
  6. Neurotransmissores: tipos e locais de ação.
  7. Psicofarmacologia: psicotrópicos
    1. Conceitos;
    2. Classificação;
    3. Psicolépticos: antipsicóticos, hipnóticos e ansiolíticos;
    4. Psicoanalépticos: estimulantes da vigília, estimulantes do humor e neurotônicos;
    5. Psicodislépticos: alucinógenos e euforizantes;
    6. Outros: anti-epiléticos, antiparkinsonianos, anti-alcoólicos e lítio;
    7. Conceito, mecanismos de ação, efeitos e representantes de cada grupo;
  8. Psicopatologias e a psicofarmacoterapia;
  9. Relações entre psicoterapia e psicofarmacologia.

 

Metodologia:

Discussões a partir de análise e questionamentos apresentados pelo professor e pelos alunos; Aulas expositivas, dialogadas e demonstrativas; Trabalho em pequenos grupos; Pesquisa; Seminários preparados pelos alunos e Projeções de datashow.

 

Avaliação:

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida. As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de produção textual e pela pontualidade no cumprimento das tarefas exigidas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

GOODMAN, L.; GILMAN, A.G. As bases farmacológicas da terapêutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

GRAEFF, Frederico Guilherme; GUIMARÃES, Francisco Silveira. Fundamentos de psicofarmacologia. São Paulo: Atheneu, 1993.

STAHL, Stephen. Psicofarmacologia: Bases Neurocientíficas e Aplicações Clínicas. 3. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2010.

 

Bibliografia Complementar

GRAEFF, F. G.; BRANDÃO, M. L. (Orgs). Neurobiologia das doenças mentais. 5. ed. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.

SALIM, J. Noções de psicofarmacoterapia na prática. São Paulo, 1987.

KAPLAN, H. I.; SADOCK, B.J. Manual de Farmacologia Psiquiátrica, Porto Alegre, Artmed, 1995.

SCHATZBERG, Michael D. e col. Manual de Psicofarmacologia Clínica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003.

SCHATZBERG, Alan, F.; COLE, Jonathan O.; BATTISTA, Charles De. Manual de Psicofarmacologia Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2009.