Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: Gestão e Empreendedorismo Código: 60-279 Carga Horária: 30 Número de Créditos: 02 Créditos
1 EMENTA Aprimorar o desenvolvimento das capacidades dos executivos. Desenvolver conceitos de Empreendedorismo. Estratégias de Gestão. Evidenciar as teorias da Administração nos métodos de gestão. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações na era do conhecimento.
2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Proporcionar um conceito abrangente de empreendedorismo a partir do desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES 3.1 INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO 3.2 ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO 3.3 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES 3.4 PLANO DE NEGÓCIOS 3.5 A EMPRESA 3.6 ESTRATÉGIA DE PRODUTO/SERVIÇO 3.7 ANÁLISE DE MERCADO E COMPETIDORES 3.8 PLANO DE MARKETING 3.9 ANÁLISE ESTRATÉGICA 3.10 PLANO FINANCEIRO - INVESTIMENTOS/CUSTOS / FLUXO DE CAIXA/ PONTO DE EQUILÍBRIO 3.11 ANÁLISE DE RISCO 3.12 QUESTÕES LEGAIS DE CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA 3.13 ANÁLISE PRÁTICA DO PLANO DE NEGÓCIOS
4 METODOLOGIA Aulas expositivas com utilização de recursos multimídia; elaboração de um plano de negócios.
5 AVALIAÇÃO A avaliação prática se dará através de provas escritas, trabalhos e apresentações em grupo ou individuais, questionários, pesquisas em empresas ou avaliações orais. |