Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Práticas Pedagógicas em Saúde Código: 40-896 Carga horária: 60 horas Créditos: 04 1 EMENTAPráticas pedagógicas e o processo de ensinar e de aprender. Teorias epistemológicas e tendências pedagógicas contemporâneas. Metodologias de ensino com vistas ao planejamento de práticas educativas em saúde. 2 OBJETIVORefletir sobre a contribuição da educação na formação do profissional da saúde, discutindo e construindo referências teórico-metodológicas, que os instrumentalize quanto ao processo de ensino-aprendizagem à luz das teorias educacionais e tendências pedagógicas contemporâneas, com a ênfase especial no planejamento e na avaliação da prática de atividades educativas em saúde.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Educação e o processo de ensinar e de aprender e sua relação na formação do profissional de saúde: Educação conceito restrito e conceito ampliado; A relação entre educação, ciências e tecnologias e a produção social do conhecimento; Contribuição da educação na formação do profissional da saúde. Teorias epistemológicas e tendências pedagógicas no processo de ensinar e de aprender; A relação entre ensino e aprendizagem. Teorias Epistemológicas da Educação; Tendências Pedagógicas na Prática Educativa. Planejamento da prática educativa. Planejamento e seus elementos básicos. Organização do planejamento: Avaliação da aprendizagem. Metodologia de Ensino. Metodologia de ensino e seus elementos básicos; Metodologia de ensino na área da saúde-enfermagem. Dinâmicas de grupo: Conhecimento intra e interpessoal.
4 METODOLOGIA A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento e, envolve aulas expositivas participadas, estudos e interpretações de textos, trabalhos individuais e, em pequenos grupos, elaboração e execução de planos de trabalhos, realização de seminários.
5 AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo; se propõe a acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias complementares para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem. Envolverá a participação dos acadêmicos nos seminários, elaboração de trabalhos e relatórios em grupo e/ou individual; leituras e exposições acompanhadas de resumos e/ou mapas conceituais; elaboração e execução de planejamentos.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BECKER, Fernando. Educação e Construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: Junqueira&Marin, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DEMO, Pedro. Professor do Futuro e Reconstrução do Conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. ANDRÉ, M. E. D. A. de; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000. GIL, A. C. Didática no Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2013. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
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