Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Estágio Supervisionado em Enfermagem I

Código: 40-893

Carga horária: 405 horas (Prática: 405)     

Créditos: 27

 

1 EMENTA

Desenvolvimento prático das ações inerentes ao enfermeiro com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso, por meio da vivência em cenários diversificados de atenção à saúde, que contemplem o planejamento, execução e avaliação de atividades pertinentes as realidades vivenciadas.

 

2 OBJETIVOS

Desenvolver competências para a prática do Enfermeiro no âmbito da assistência e da gestão por meio de vivencias e práticas na Rede de Atenção à Saúde para uma educação integral, interprofissional com formação humanista, ético-cidadã e técnico-científica.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Cuidado integral ao paciente família e comunidade

Procedimentos de Enfermagem

Sistematização da Assistência de Enfermagem

Processo de Enfermagem

Gerencia de Enfermagem

Dimensionamento de Pessoal

Alta Planejada

Transição do Cuidado

Gestão de risco perigos

Segurança do Paciente

Biossegurança

Serviço hospitalar de infecção relacionada a assistência em saúde

Planejamento em Saúde

Projeto de Educação Permanente em Saúde

Protocolos Assistências de Enfermagem

Procedimentos Operacionais Padrão

Auditoria em Saúde

Gestão em saúde.

 

4 METODOLOGIA

O Estágio Supervisionado em Enfermagem I será desenvolvido nos diferentes campos de atuação profissional com supervisão do professor orientador e acompanhamento do enfermeiro responsável pelo campo de estágio. O desenvolvimento do estágio dar-se-á de acordo com o Manual de Estágio Supervisionado.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação se dará pelo desempenho em campo prático mediante aplicação do instrumento específico de avaliação, que será preenchido pelo professor orientador e enfermeiro supervisor, pela participação nas discussões dos encontros na Universidade e desempenho nas atividades solicitadas no decorrer de cada semestre. Autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GOLDENZWAIG, Nelma Rodrigues S. C. Administração de medicamentos na Enfermagem. 10 ed. ver. Atual. São Paulo: AC GFarmacêutica, 2012.

BARROS, Alba Lucia B. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de Enfermagem no adulto. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2011.

SWEARINGEN, Pamela L. HOWARD e Cheri A. Atlas fotográfico de procedimentos de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KURCGANT, Paulina (coord). Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU, 1991.

ALFARO-LEFREVE, Rosalinda. Aplicação do Processo de Enfermagem: uma ferramenta para o pensamento crítico. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS. Committee on Trauma. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado: básico e avançado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BRASIL. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes: norma técnica. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.