Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Pesquisa em Enfermagem II

Código: 40-890

Carga Horária: 30 horas

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Construção do Projeto de pesquisa.

 

2 OBJETIVO

Encorajar os acadêmicos para a concepção e redação de um projeto de pesquisa com qualidade e rigor metodológico, incentivando-os a refletir sobre o papel do pesquisador no auxílio à resolução de problemas e melhoria da prática do enfermeiro e da equipe multiprofissional na gestão, assistência e ensino.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Finalidades de um projeto de pesquisa;

Etapas do projeto de pesquisa: título, delimitação do tema e problema de pesquisa, resumo, descritores, objetivo geral, Objetivos específicos, revisão da literatura, descrição do delineamento metodológico, cronograma, orçamento, referências, anexos e apêndices;

Redação científica e formatação para trabalhos acadêmicos: citação e referências.

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas dialógicas voltadas à compreensão dos acadêmicos quanto aos elementos essenciais na elaboração de um projeto de pesquisa, do ponto de vista textual, de formatação e metodológico. Esta disciplina está alinhada à disciplina de Pesquisa em Enfermagem I. Concepção e redação de um projeto de pesquisa considerando suas diferentes etapas ou elementos. Entrega e apresentação oral do projeto de pesquisa estruturado. Orientação docente durante a elaboração do projeto de pesquisa. Estudos dirigidos. Atividades em ambiente virtual. Execução de situações problema relacionadas à construção de projetos de pesquisa e redação científica; metodologias ativas em geral. Atividades individuais e em equipe para abordagem e reflexão acerca dos conteúdos curriculares.

 

5 AVALIAÇÃO

Avaliação contínua durante a disciplina por meio de diálogo entre acadêmicos e docentes com relação à disciplina, abordagens didáticas e contribuição das mesmas para o conhecimento técnico-científico e formação profissional, apoiada no desenvolvimento de competências e habilidades. Acompanhamento dos acadêmicos na disciplina com o intuito de identificar possíveis dificuldades na execução de atividades, que indiquem a necessidade de retomada de conteúdo, com outras abordagens didáticas, coletiva ou individualmente. Elaboração, entrega e apresentação oral de um projeto de pesquisa. Atividades individuais e em equipe. Avaliação teórica.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEOPARDI, M. T. Metodologia da Pesquisa na Saúde. 2. ed. Florianópolis: Biotemas, 2002.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Hucitec, 2013.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2016.

BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica: por que seu artigo foi negado?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007.