Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Pesquisa em Enfermagem II Código: 40-890 Carga Horária: 30 horas Créditos: 02
1 EMENTA Construção do Projeto de pesquisa.
2 OBJETIVO Encorajar os acadêmicos para a concepção e redação de um projeto de pesquisa com qualidade e rigor metodológico, incentivando-os a refletir sobre o papel do pesquisador no auxílio à resolução de problemas e melhoria da prática do enfermeiro e da equipe multiprofissional na gestão, assistência e ensino.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Finalidades de um projeto de pesquisa; Etapas do projeto de pesquisa: título, delimitação do tema e problema de pesquisa, resumo, descritores, objetivo geral, Objetivos específicos, revisão da literatura, descrição do delineamento metodológico, cronograma, orçamento, referências, anexos e apêndices; Redação científica e formatação para trabalhos acadêmicos: citação e referências.
4 METODOLOGIA Aulas teóricas dialógicas voltadas à compreensão dos acadêmicos quanto aos elementos essenciais na elaboração de um projeto de pesquisa, do ponto de vista textual, de formatação e metodológico. Esta disciplina está alinhada à disciplina de Pesquisa em Enfermagem I. Concepção e redação de um projeto de pesquisa considerando suas diferentes etapas ou elementos. Entrega e apresentação oral do projeto de pesquisa estruturado. Orientação docente durante a elaboração do projeto de pesquisa. Estudos dirigidos. Atividades em ambiente virtual. Execução de situações problema relacionadas à construção de projetos de pesquisa e redação científica; metodologias ativas em geral. Atividades individuais e em equipe para abordagem e reflexão acerca dos conteúdos curriculares.
5 AVALIAÇÃO Avaliação contínua durante a disciplina por meio de diálogo entre acadêmicos e docentes com relação à disciplina, abordagens didáticas e contribuição das mesmas para o conhecimento técnico-científico e formação profissional, apoiada no desenvolvimento de competências e habilidades. Acompanhamento dos acadêmicos na disciplina com o intuito de identificar possíveis dificuldades na execução de atividades, que indiquem a necessidade de retomada de conteúdo, com outras abordagens didáticas, coletiva ou individualmente. Elaboração, entrega e apresentação oral de um projeto de pesquisa. Atividades individuais e em equipe. Avaliação teórica.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. LEOPARDI, M. T. Metodologia da Pesquisa na Saúde. 2. ed. Florianópolis: Biotemas, 2002. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Hucitec, 2013.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2016. BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica: por que seu artigo foi negado?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007.
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