Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Gerencia em Enfermagem II

Código: 40-888      

Carga Horária: 90 horas (Prática: 90)

Créditos: 06

 

1 EMENTA

Tecnologias gerenciais e sistema de informação em enfermagem. Inovação em enfermagem. Acreditação e avaliação de desempenho dos serviços de saúde. Tomada de decisão nos processos de enfermagem. Planejar e implementar processos de capacitação junto a equipe. Administração de conflitos. Humanização. Atividades teórica prática nos serviços de saúde.

 

2 OBJETIVO

Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades, junto ao acadêmico, no que se refere a reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem por meio do desenvolvimento da liderança, conhecer e desenvolver as políticas de recursos humanos e materiais, analisar as formas de organização dos serviços de saúde para o desenvolvimento da gerência de unidade e de cuidado.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Tecnologias gerenciais em enfermagem.

Lideranças em Enfermagem

Fluxo de informações;

Passagem de plantão

Técnicas de reuniões;

Humanização no processo de atendimento;

Tomada de Decisões em Enfermagem;

Planejamento na Assistência de Enfermagem e as questões ambientais da gerência.

Ferramentas utilizadas no gerenciamento

Auditoria do Serviços de Enfermagem;

Registros de enfermagem no Prontuário do Paciente.

Processo de avaliação de desempenho dos serviços de saúde

Marketing em saúde e na enfermagem

Empreendedorismo de Enfermagem.

 

4 METODOLOGIA

Atividades teórico-práticas realizadas nos diferentes cenários de atuação do enfermeiro.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BITENCOURT, Claudia Cristina. Gestão de competências e aprendizagem nas organizações. São Leopoldo, RS: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2005.

MALAGUTTI, William; CAETANO, Karen Cardoso (Org.). Gestão do serviço de enfermagem no mundo globalizado. Rio de Janeiro: Rubio, 2009.

GONÇALVES, Ernesto Lima; GIUSTI, Agostinho Celso Cilento (Org.). Gestão hospitalar: administrando o hospital moderno. São Paulo: Saraiva, 2006.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BLANCHARD, Kenneth H.; JOHNSON, Spencer. O gerente minuto. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

BORK, Anna Margherita Toldi; MINATEL, Vanda de Fátima (Org.). Enfermagem de excelência: da visão à ação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.  

HUNTER, James C. O Monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 12. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

JOHNSON, Spencer; BIASE. Quem mexeu no meu queijo? 48. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

SILVA, Maria Júlia Paes da. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 8. ed. São Paulo: Gente, 2011.