Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Projeto de Intervenção em Enfermagem

Código: 40-887

Carga Horária: 30 horas

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Elaboração do Projeto de Intervenção Profissional utilizando como base nas Teorias de Enfermagem e de outras áreas do conhecimento.

 

2 OBJETIVO

Capacitar os educandos para o delineamento do Projeto de Intervenção Profissional.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Teorias da enfermagem e de outras áreas do conhecimento na elaboração de projeto de intervenção profissional

Elaboração de projeto de intervenção profissional.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização de material didático e interativo, utilizando as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras e discussões de artigos e vídeos.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRAGA, Cristiane Giffoni; SILVA, José Vitor da (org.). Teorias de Enfermagem. São Paulo: Iátria, 2001.

MATHEUS, Maria Clara Cassuli; FUSTINONI, Suzete Maria. Pesquisa Qualitativa em Enfermagem. São Paulo: Médica Paulista, 2006.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GEORGE, Julia B. Teorias de enfermagem: os fundamentos à prática profissional. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GRIGOLLI, Ana A. Gomes. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Santos, 2008.

LEOPARDI, Maria Tereza. Teoria e método em assistência de enfermagem. Florianópolis: Soldasoft, 2006.

STORTI, Adriana et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3 ed. rev.e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013.

 

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